Moda barata e direcionada para as famílias. Numa época em que a inflação não quer dar tréguas, esta é uma ideia que parece distante, mas não é – na Kiabi, pelo menos, está viva e de boa saúde. Desde há 45 anos (e agora mais do que nunca) que este é um dos princípios basilares da marca francesa, cujas novidades a MAGG foi conhecer de perto a Paris, França, esta terça-feira, 17 de janeiro.

Começaram como uma pequena loja no norte de França, mas rapidamente se expandiram para um mercado internacional vasto, com 23 países no seu repertório de pontos de contacto. Um deles é Portugal, onde a marca está presente desde 2010, contando já com nove lojas abertas, de norte a sul do País. E alerta, spoiler: até ao final de 2023, a marca planeia abrir portas a mais quatro, em solo português, sendo uma delas dedicada exclusivamente à roupa infantil, como foi revelado no evento.

Aproveite os saldos e renda-se à moda dos blazers com estas 16 opções a partir dos 12,99€
Aproveite os saldos e renda-se à moda dos blazers com estas 16 opções a partir dos 12,99€
Ver artigo

Nesta missão, se há um fator imutável é o esquema familiar por que se regem. Aliás, foi por ser um aspeto fulcral que a Kiabi criou um observatório que lhes possibilitou o contacto com 1000 famílias. O objetivo era compreender os seus respetivos problemas e preocupações, que ultimamente têm passado pelo aumento do custo de vida e pelas questões da sustentabilidade, respondendo sempre com as melhores soluções que conseguissem arranjar.

No que à sustentabilidade diz respeito, Patrick Strassi, CEO da Kiabi, explicou a vontade (ambiciosa) que tem em fazer com que esta seja mais do que uma miragem. "Atualmente, 30% dos produtos são feitos de forma sustentável. No final de 2023 queremos ter 80% e, em 2025, 100%", explicou, em conferência de imprensa.

o
o Patrick Stassi, CEO da Kiabi. créditos: LinkedIn

Mas fazer moda sustentável sem aumentar o preço é difícil. "Com a situação económica atual e todos os desafios que daí surgiram, queremos fazer com que a vida das famílias seja mais fácil, criando uma moda mais responsável e democratizada", frisou Patrick Stassi.  "É preciso continuarmos humildes, porque a situação pode mudar muito rapidamente e sabemos que serão tempos muito desafiantes para o mercado", salientou.

Tendo em conta todas as transformações socioeconómicas pelas quais o mundo está a passar, o empresário alertou que, muito provavelmente, a marca terá de se adaptar aos preços, que têm teimado a crescer de forma exponencial. Mas deixou bem explícito que, mesmo que o façam, vão tentar "aumentar menos que o resto do mercado" e até têm uma lista de produtos em cujo preço não vão mexer. 

E as novas coleções deverão ir ao encontro deste novo estilo de vida. "Queremos dar apoio às nossas famílias. Queremos continuar a ser acessíveis", explicou Julie Silvert, diretora de coleções da Kiabi. Atualmente, havendo cada vez menos poder de compra, é importante "ter uma coleção completa com básicos de boa qualidade, duradouros, mas estilosos", continuou a responsável.

Para conseguirem cumprir essa missão, há toda uma equipa de designers internos que está a desenvolver os produtos, fazendo com que estes sejam o mais acessíveis possível. "Assim, as pessoas não se vão sentir culpadas por estarem a gastar demasiado", enfatizou Julie Silvert. O mote das coleções, que serão lançadas gradualmente durante o ano, é simples: garantir que, num mundo virado do avesso, "as famílias continuem a divertir-se quando vão às compras".

E se há uma tendência que se depreende olhando para o catálogo da Kiabi, esta é, definitivamente, a cor. "Quisemos enfatizar a cor", explicou a diretora das coleções. "A cor carrega muitas emoções".

E isto serve para qualquer um que queira comprar os artigos da marca, seja qual for o género, a idade ou o tipo de corpo. A inclusividade é a palavra de ordem na Kiabi, que promete oferecer uma "moda inclusiva, garantido que há um estilo que sirva a qualquer um".

De facto, será uma tarefa difícil não encontrar uma peça que não vá ao encontro do seu estilo pessoal. É que da roupa ao calçado, passando pelos acessórios e até pela lingerie, as propostas da marca tanto pendem para a sofisticação como para a descontração. Num jogo constante entre o desportivo e o mais cuidado, deitamos olho a várias peças de duas novas coleções da Kiabi, já disponíveis em Portugal, online e em loja.

Espreite estas peças para toda a família.