31 de outubro não é só o Dia das Bruxas, mas é também o dia de uma princesa muito especial para Espanha: Leonor. A filha mais velha dos reis de Espanha celebra, esta quinta-feira, 19 anos. À medida que cresce, aumentam também as suas responsabilidades, visto que se está a preparar para assumir um papel de peso, se tudo correr conforme manda a tradição: o de rainha do país vizinho.
A princesa de Astúrias – que é também princesa de Girona e Viana, duquesa de Montblanc e condessa de Cervera –, nasceu em Madrid, no Hospital Ruber Internacional, e o seu nascimento foi celebrado em todo o país. Isto porque, caso suba ao trono, Leonor será a primeira monarca reinante em mais de 150 anos em Espanha, depois de Isabel II, que governou entre 1833 e 1868.
Em 2015, Leonor recebeu o prestigiado Colar da Ordem de Carlos III e, três anos depois, o título de Cavaleira do Toisón de Ouro, uma das mais antigas e honradas ordens europeias. Estes títulos, atribuídos em momentos-chave, refletem a importância do seu papel e as expectativas que recaem sobre ela – mas não só. Os últimos anos têm sido reflexo da preparação para o papel que eventualmente terá de desempenhar.
A par de ter começado o treino militar em agosto de 2023, que durará três anos, na Academia Geral Militar de Saragoça, este ano fez a sua primeira visita oficial ao estrangeiro. O país escolhido foi Portugal, onde a princesa da Astúrias esteve menos de 24 horas, em julho. E foi nessa visita que se destacou não só pela postura, como pelo seu estilo, visto que usou um fato vermelho e bem vistoso, com assinatura Carolina Herrera.
Veja os looks mais formais da princesa
E destacou-se porque, em eventos oficiais, costuma reger-se por looks que primam pela simplicidade, nos quais os tons neutros e cortes discretos são protagonistas – como se quisesse passar a imagem de uma monarca moderna, mas fiel ao protocolo. Exemplo disso foi o facto de, há precisamente um ano, ter jurado a Constituição no Congresso dos Deputados, um ato público a que todos os futuros monarcas são submetidos quando chegam à maioridade, com um fato branco.
O fato era bastante semelhante a um usado pela mãe 20 anos antes. Aliás, é precisamente a rainha Letizia que tem influenciado o estilo de Leonor, que, ao longo dos anos, tem optado por peças clássicas e intemporais. Mas é durante as férias – ou no tempo livre da Academia Militar, quando vai sair à noite – que a princesa aproveita para inovar, desfilando pelas ruas de por onde quer que passe com um estilo mais descontraído.
Nestas ocasiões, a indumentária da futura monarca é de extremos. Ou opta por vestidos mais fluídos e femininos (primando sempre por um certo minimalismo, que já se tornou parte da sua imagem de marca), ou por calças de ganga, camisolas leves e sapatilhas, que são um ótimo lembrete de um aspeto: que apesar de se ter tornado a 36.ª princesa das Astúrias, em 2014, quando tinha 8 anos, não deixa de ser apenas uma jovem.