A filha mais velha dos reis Felipe VI e Letizia terminou a sua primeira visita oficial ao estrangeiro - e mostrou ser tão confiante que, se alguém não soubesse, não diria que era a estreia. Convidada por Marcelo Rebelo de Sousa, Portugal foi o país escolhido para esta próxima etapa da vida da princesa, e a sua presença levou a que a logística normal de alguns dos espaços mais emblemáticos de Lisboa precisasse de se ajustado. E sim, foi preciso um reforço maior de segurança quando Leonor decidiu quebrar o protocolo.

Se a princesa Leonor tivesse de casar com um príncipe, estes eram 12 possíveis candidatos
Se a princesa Leonor tivesse de casar com um príncipe, estes eram 12 possíveis candidatos
Ver artigo

Mas já lá vamos. Com chegada à Base Militar de Figo Maduro às 11 horas certas, a princesa de apenas 18 anos seguiu para o Mosteiro dos Jerónimos, onde colocou uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões. Vestida com um fato elegante vermelho (cujo preço das peças ultrapassa os 1000€) e sempre sorridente, Leonor seguiu depois para o palácio de Belém, onde foi recebida pelo presidente da República. Aqui, demonstrou algo que todos já conhecíamos: a educação e respeito, não só por Marcelo como por todos os presentes. 

E não, não é caso para dizer que a princesa das Astúrias é tímida. Sempre um passo à frente e a saber o que fazer, Leonor revelou estar confiante, não tendo medo de falar nem de sorrir para as câmaras. Aliás, era a primeira a olhar e esboçar um sorriso sempre que algum jornalista a chamava. Quer fosse na fotografia oficial quer fosse na conversa dentro do Palácio de Belém, a herdeira ao trono de Espanha parecia estar “em casa” (como o expressou no discurso durante o almoço). 

Esta visita ao País tem como tema principal a proteção do ambiente e a conservação dos oceanos, assuntos “prioritários para Portugal e Espanha”, como se lê no site oficial da presidência da República. Este poderá ter sido um dos temas de conversa que a princesa e Marcelo Rebelo de Sousa tiveram em privado, nos minutos depois de, na Sala das Bicas, o presidente ter procedido à condecoração de Leonor com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Enquanto era filmada, a princesa de Espanha mostrou-se à vontade com as câmaras, desviando o olhar para falar com Marcelo Rebelo de Sousa durante uns instantes e voltando mais tarde a sorrir para os jornalistas. Com apenas 18 anos, Leonor transpareceu elevada autoestima e uma personalidade calma e alegre, junto dos risos, beijos e toques já habituais de Marcelo Rebelo de Sousa. No entanto, apesar da tenra idade, a princesa das Astúrias parecia mais madura, característica com que teve de se comprometer depois de ter jurado fidelidade à Constituição a 31 de Outubro de 2023. 

Depois da conversa privada, Leonor e o presidente da República dirigiram-se até à varanda do Palácio de Belém, onde a princesa, pelos gestos e sorrisos, pareceu ter ficado impressionada com a vista - e pareceu tão impressionada que quebrou mesmo o protocolo e dirigiu-se até ao jardim. Com os seguranças a fazer um plano de última hora, Leonor começou a descer as escadas enquanto falava com Marcelo Rebelo de Sousa, querendo chegar ao ponto certo do Palácio para ver melhor o rio Tejo. 

Assim que chegou à varanda do jardim, acenou aos turistas e portugueses que se encontravam do lado de fora, que não perderam tempo e acenaram de volta. Alta, elegante e sorridente, ver a princesa Leonor de perto pareceu quase um choque de realidade: afinal, ela existe mesmo. E, mais uma vez, foi a primeira a sorrir e a acenar para todos os que estavam presentes enquanto passeava pelo labirinto do pátio do Palácio de Belém. “Senhor presidente, deixe tirar uma fotografia”, “Princesa, princesa, princesa” eram as frases que mais se ouviam no jardim, depois de Leonor ter quebrado o protocolo. 

Leonor almoçou com Marcelo Rebelo de Sousa, assim como com o ministro dos Assuntos Exteriores espanhol, José Manuel Albares, o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Num discurso rápido, o único programado para esta visita de médico (sendo que voltou para Madrid ainda esta tarde), Leonor deixou uma mensagem de carinho a Portugal, onde, apesar de parecer, pela primeira vez, nervosa, afirmou estar “muito feliz” e a sentir-se “em casa”. 

“Há 10 anos este querido país foi o primeiro destino dos meus pais como reis de Espanha então é evidente o quão especial é para mim estar aqui hoje”, começou por dizer, citada pelo jornal “Observador”. “Eles, que vieram em tantas ocasiões, falaram-me com grande afeto, com saudade, das suas visitas a Portugal e do carinho que receberam pelas ruas e de como vocês fizeram com que se sentissem sempre em casa. Assim, sinto-me eu hoje. Esta é uma viagem da qual eu estava muito ansiosa e sinto-me muito feliz”, acrescentou.

No entanto, a surpresa do dia foi quando Leonor decidiu acabar o discurso em português. "Quero brindar por estas magníficas relações, por vossa excelência, querido presidente Rebelo de Sousa, e pelo querido povo português, que tanto estimo. Saúde!”, disse, visivelmente atrapalhada e nervosa, mas com um sorriso no rosto e confiante. 

Acabado o almoço, por volta das 15 horas, a princesa de Espanha e Marcelo Rebelo de Sousa rumaram até ao Oceanário, para falarem com a Fundação Oceano Azul sobre o tema que trouxe Leonor ao País, a proteção do ambiente e a conservação dos oceanos. Aqui, a herdeira ao trono espanhol falou com alguns especialistas sobre o destaque dos jovens no futuro do planeta, e ainda tirou uma fotografia com o presidente e com um grupo de crianças antes de terminar a visita. Agora, Leonor já se encontra de regresso a Madrid.

Veja mais fotos da princesa Leonor em Portugal