Que a rainha Letizia tem uma grande influência nos looks das filhas, já é mais do que público e debatido. A ex-jornalista costuma ceder algumas peças do seu closet a Leonor e Sofía, sendo frequente as adolescentes serem fotografadas com sapatos, casacos ou vestidos usados pela mãe.
Mas esta terça-feira, 31 de outubro, dia do 18º aniversário de Leonor, uma outra semelhança captou o olhar dos mais atentos. O fato usado pela princesa das Astúrias para jurar a Constituição no Congresso dos Deputados, um ato público a que todos os futuros monarcas são submetidos quando chegam à maioridade, é em tudo semelhante a um usado há precisamente 20 anos pela rainha Letizia.
Para perceber o que está em causa nesta escolha, é preciso recuar a 6 de novembro de 2003. Na altura, Letizia, jornalista e ainda plebeia, aparecia em público de braço dado com o ainda príncipe Felipe. No dedo anelar, um joia que comprovava a oficialização do compromisso entre os dois. Espanha ia ter casamento real e aquele momento, perante a comunicação social, serviu para anunciar o noivado. O fato Armani, cujo casaco marcava a diferença devido à gola com efeito chaminé, fez furor na altura. Não só porque Letizia, plebeia e divorciada, fugia à regra de usar um vestido ou uma saia, mas também porque o fato transmitia claramente uma mensagem progressista, de feminismo e empoderamento.
O modelo eleito por Leonor distingue-se pelo corte do blazer, mais cintado e com decote em V, que a princesa usou apertado para um efeito cruzado. De acordo com a Vanitatis, o fato foi feito à medida pela Sastrería Serna, uma casa centenária de Madrid que também foi responsável pelo uniforme militar usado pelo então príncipe Felipe no dia do seu casamento com Letizia, em maio de 2004. Nos pés, a futura rainha de Espanha usou uns sapatos de salto alto da marca Lodi, que custam 145€.