Ténis, sandálias, saltos altos, mocassins, chinelos, botas, tudo espalhado pelos cantos da casa. Ou debaixo da cama, ou no parapeito da janela a arejar, ou junto à porta da entrada. Esta desorganização já começa a incomodar? Então, está na hora de apostar na mudança.
As marcas portuguesas UTIL e a JAK realizaram uma colaboração com o intuito de criarem uma solução de arrumação minimalista que "se pudesse integrar facilmente em apartamentos urbanos, com restrição de espaço". "Algo discreto o suficiente e ao mesmo tempo digno de tornar qualquer 'canto' mais bonito", explica a autora da peça, Jeanne Mercier.
Surgiu, assim, uma sapateira modelar que tanto pode ser utilizada como uma estante autónoma como pode ficar afixada na parede, em duas posições diferentes. "Uma sapateira. Mas melhor" é como descrevem este móvel minimalista.
Está disponível em três cores — ivory (bege), ultramarine (azulão) e light grey (cinzento claro) — e também na versão alumínio escovado. Está à venda tanto no site da JAK como no da UTIL e os preços começam nos 290€. "Não podíamos estar mais contentes com o resultado-final", crê a co-fundadora e diretora criativa da JAK, Isabel Henriques da Silva.
"A prova está nesta peça, uma sapateira que nasceu para ser um 'objeto escondido' e que se tornou em algo que toda a gente quer para decorar a casa", adiantou a empresária, que fundou a JAK em 2014 juntamente com José Maria Reffoios, depois de se aperceber que existia uma lacuna em Portugal quanto a ténis minimalistas e de qualidade.