Lembra-se de quando ficou sem aquela sweatshirt de que tanto gostava, porque não teve coragem de a pedir de volta ao seu ex? E quantas T-shirts dele ainda tem nas suas gavetas? De modo a evitar este momento constrangedor, já existe uma peça de roupa à prova de términos.
É um hoodie (portanto, um casaco com capuz) com duas cores: castanho e azul claro. O fecho separa e une cada metade, para simbolizar a relação amorosa ou o seu fim. Esta nova peça de roupa pretende não ser mais uma dor de cabeça quando há que tratar da divisão de bens.
Afinal, como é que isto funciona? A marca portuguesa +351 pediu a um advogado para elaborar uma política de ruptura de relacionamento. Expressa na etiqueta (gigante e impossível de passar despercebida), garante ao cliente que terá uma nova peça gratuita se o ex-parceiro ficar com a original.
Isto porque, durante um relacionamento, é comum os casais partilharem roupa entre si. Este sinal de afeto transforma-se rapidamente numa dor de cabeça quando optam por seguir caminhos separados, já que nem sempre as peças voltam ao armário do dono original.
Assim, no caso de ter emprestado este casaco a alguém que agora pertence ao passado, fica na mesma sem ele, mas recebe um novo. Basta dirigir-se a uma loja da marca, apresentar a fatura da compra do casaco e também elementos que comprovem o término, como bloqueios de perfis nas redes sociais, certidão de divórcio ou mudanças de titularidade de contratos.
"Em caso de ocorrência de qualquer vicissitude (…), a +351 compromete-se a fornecer, por uma só vez, um produto equivalente e com as mesmas características ao(à) cliente que comprovadamente demonstrar já não se encontrar na posse do produto originalmente adquirido por força da referida ruptura da relação com o terceiro" é um dos termos da etiqueta.
Esta peça 100% portuguesa está à venda nas lojas e online por 155€. É uma edição limitada e foi criada em parceria com a agência de publicidade Judas, de modo a abordar, de forma criativa, o tema do fim das relações amorosas — e mesmo a tempo do Dia dos Namorados.
"Sabemos que, tendencialmente, o Dia dos Namorados é sobre celebrar clichés e todas as coisas bonitas e românticas que uma relação nos traz. Mas não nos podemos esquecer que também as relações têm os seus momentos azedos e, inclusivamente, acabam", refere a fundadora da +351, Ana Penha e Costa, justificando a criação do "The Breakup-Proof Hoodie".