Quando as estações mais quentes se aproximam, já sabemos que as nossas peças de roupa perdem uns centímetros. Só nunca pensámos que as calças perdessem as pernas e se transformassem numa espécie de "cueca da avó", como se costuma dizer. Mas aconteceu – e as fashionistas de todo o mundo já começaram a adotar este look.
Este último grito da moda, que se assemelha à indumentária de uma bailarina, é fruto também da ascensão do "balletcore", uma tendência que surgiu no TikTok e que se inspirou na estética da dança clássica. Popularizada essencialmente pela Miu Miu, foi precisamente essa casa de luxo que, na Paris Fashion Week, esta terça-feira, 7 de março, apostou nestas peças em peso, contribuindo para adensar o frenesim à sua volta.
Antes disso, já havia quem desfilasse pela passerelle da vida (a rua, vá) com este género de culotes vestidas. Por exemplo, Bella Hadid começou a incorporá-la nos seus looks em setembro do ano passado, enquanto andava por Nova Iorque, Estados Unidos, e houve quem não ficasse fã. Como sempre, foram precisos apenas uns meses para a tendência começar a fazer furor nas redes sociais.
De Kylie a Kendall Jenner, muitas foram as celebridades internacionais que, gradualmente, se foram rendendo aos encantos da tendência "trouser-less" [sem calças, em português]. Bem mais perto de nós, Mariana Galhardas também já adotou este look mais ousado e deixa uma dica de mestre para quem tem algum receio em adotar o visual. "Podes usar tudo desde que te sintas confiante", disse a influenciadora digital.