Não é novidade para ninguém que, consciente ou inconscientemente, as peças de roupa que vestimos também dizem muito daquilo que sentimos. Se estamos mais tristes, há uma forte probabilidade de optarmos por usar peças mais escuras, mas se o bom humor estiver nos píncaros, são as cores garridas que ganham destaque.
No entanto, a geração Z, que agrega aqueles que nasceram entre os meados da década de 90 e o início de 2010, tem expressado aquilo que sente através do vestuário de forma ainda mais explícita. Como? Através da sloganwear, uma tendência que dita que as T-shirts se querem com frases estampadas, não deixando margem para dúvidas em relação ao que vai na alma de quem as usa.
Celebridades internacionais, como Zendaya, têm desfilado com T-shirts que dizem "No Problemo" [sem problema, em português], mesmo que estejamos a passar por uma época em que os problemas não escasseiam. Olivia Rodrigo, que se popularizou em 2021 aquando do lançamento do seu álbum "Sour", acredita que é a "favorita de Deus", assim como Hailey Bieber, que empunhou o seu estatuto de "nepo baby" – trocado por miúdos, ao usar uma T-shirt com essa frase, assumiu que beneficiou do facto de ser filha de um famoso ator, Stephen Baldwin.
Ainda assim, a sloganwear não é uma prática propriamente nova, já que nos anos 90 e 2000 muitas foram as celebridades que se muniram destas peças estampadas para passarem algumas mensagens. Foi o caso da princesa Diana, que era vista algumas vezes com uma sweatshirt que dizia "I'm a luxury a few can afford" [sou um luxo que poucos podem comprar, em português], ou Paris Hilton, que pedia para as pessoas deixarem de ser "desesperadas".
Tendo em conta que este género de peças está a voltar ao topo das tendências, reunimos algumas sugestões para si. Desde as mensagens motivacionais às mais caricatas, há opções para todos os gostos. O melhor de tudo é que são amigas da carteira, sendo que começam nos 5,99€.