Depois da Chanel 25, que se tornou viral antes mesmo de chegar às lojas, a maison francesa parece já ter definido a sua próxima obsessão das fashionistas. Chama-se Chanel 26 e, embora ainda pertença oficialmente à pré-coleção primavera/verão 2026, já anda a trilhar o seu caminho nos feeds de algumas celebridades, que provam que esta mala tem tudo para ser a próxima obsessão dos amantes deste género de acessórios.
As primeiras aparições não podiam ser mais certeiras. É o caso da Jennie Kim, embaixadora da marca e um dos rostos mais influentes da moda atualmente, especialmente na Coreia do Sul, de onde vem, que surgiu com a mala num tom amarelo suave e prova que este tom ainda tem pano para mangas. Pouco depois, Dua Lipa confirmou que o movimento não era pontual (e quando duas mulheres, com dois estilos muito diferentes, fazem a mesma escolha, raramente é coincidência).
Veja as fotos
À primeira vista, a Chanel 26 pode até parecer contida. Não há excesso de logótipos, nem o clássico matelassê (aquele conhecido acabamento acolchoado, diga-se) como protagonista. A silhueta é simples, em forma de envelope, com alças longas e finas, sendo feita com pele de bezerro brilhante. É uma mala elegante, funcional e silenciosa, que, mesmo não estando a implorar por atenção, acabam por conquistá-la.
As cores que já começaram a circular ajudam a construir essa narrativa. Para além do amarelo escolhido por Jennie, surgem versões em azul, preto e branco, tons clássicos que reforçam a ideia de uma mala pensada para o dia a dia, sem perder sofisticação. Tudo indica que será um modelo fácil de integrar, capaz de atravessar estilos e contextos com grande classe, tal como é o apanágio da casa de luxo francesa.
A grande e inevitável pergunta é se a Chanel 26 pode rivalizar com a icónica Classic Flap. A resposta mais honesta é que não competem no mesmo terreno, uma vez que a Classic Flap é prata da casa, sendo um dos modelos mais históricos da insígnia. Já a Chanel 26 vive no presente e é sinónimo de uma maison mais leve, mais prática e menos rígida, alinhada com um momento em que o luxo procura ser desejável sem parecer intocável.
Quanto ao preço, e embora estas malas façam parte da pré-coleção de primavera/verão, têm um valor de 3500€, de acordo com o site oficial da Chanel. E como acontece sempre que uma nova it-bag começa a ganhar protagonismo, o efeito faz-se sentir rapidamente, pelo que fomos à procura de opções semelhantes e mais económicas.