Já há alguns anos que Luís Carvalho se estabeleceu como um ex-líbris da ModaLisboa. Aliás, não só neste evento, que duas vezes por ano leva multidões à capital para dar um olho às propostas dos vários designers, mas na moda portuguesa no geral. As suas coleções raramente desapontam – e este ano não foi exceção.

Se tivéssemos de descrever o ADN da sua marca homónima, diríamos as linhas retas, as camadas e tudo o que seja oversized são aquilo que o definem. Mas há um aspeto que não podemos descurar: o facto de tudo ser, maioritariamente, sem género, depositando no consumidor a liberdade total de vestir aquilo com que se sente confortável – o que, atualmente, faz mais sentido do que nunca.

A coleção de outono/inverno de 2023, apresentada este sábado, 11 de março, no âmbito da ModaLisboa Core, deixou-nos com um único pensamento: o mundo é de Luís Carvalho e nós estamos apenas a viver nele. E não nos queixamos, porque pela passerelle desfilaram looks que ficariam tão, mas tão bem, no nosso armário.

ModaLisboa. De Luís Borges a Mafalda Castro, os famosos deram tudo no segundo dia de desfiles
ModaLisboa. De Luís Borges a Mafalda Castro, os famosos deram tudo no segundo dia de desfiles
Ver artigo

Tendo como alicerces o toque, a pele e as formas do nosso corpo, a coleção Touch fez com que homens e mulheres protagonizassem um desfile em que as pérolas vinham umas atrás das outras. Isto tudo com cores (e respetivas misturas de tons numa só peça) perfeitas para os dias frios. Preto, cinzento, castanho a puxar para o mel, cru e verde seco continuam a conquistar-nos sem igual.

Dos fatos elegantes, em que saltavam à vista os padrões ou os detalhes como as golas, aos conjuntos de fazenda mais arrojados, passando pelas gabardinas oversized, só queríamos que Luís Carvalho nos viesse aquecer no inverno (salvo seja) – e saltaríamos para as próximas duas estações, num ápice, se nos garantissem isso.

Espreite as nossas peças favoritas.