Self care ou os hábitos positivos para um estilo de vida saudável, são hoje em dia mais importantes do que nunca. A vida  é uma correria de afazeres e todos temos pouco tempo para nos dedicarmos a esta arte quando são cada vez mais as coisas que exigem a nossa atenção. A acrescentar à lista, os tempos de pandemia aumentaram os sentimentos de incerteza com o que se passa no mundo, o stress e preocupação com a nossa saúde da dos que nos são mais próximos.

Mas a boa notícia é que as rotinas de auto-cuidado não precisam seguir uma fórmula rígida. Pelo contrário, deverá escolher actividades que funcionam para si e que lhe trazem os melhores resultados para a sua saúde física e mental. Para uns isto pode significar ter uma noite bem dormida, para outros pode ser dar um passeio ao ar livre. Este é um processo multifacetado mas vital para lhe trazer calma: o segredo é consistência.

Ou seja, deve haver uma repetição constante de pequenos hábitos e implementá-los na sua rotina para que possa realmente sentir os seus benefícios e mudar a sua vida a todos os níveis - emocional, físico e mental. Sumariamente, tem que incluir um bocadinho de amor e atenção para o seu corpo e alma todos os dias. Não se trata de egoísmo mas sim de tomar conta de si próprio para que possa optimizar a sua saúde e felicidade, tornar-se mais relaxado e positivo e para que possa apresentar a melhor versão de si próprio aqueles que o rodeiam.

Ser a melhor versão de si mesmo não acontece naturalmente. Demora tempo e implica esforço e deve ser uma prioridade na sua vida. Muitas pessoas normalmente colocam-se no fundo da sua lista de prioridades e nunca sequer tiraram tempo na sua vida para cuidarem de si mesmas. Mas a verdade é que temos de atender às nossas necessidades básicas antes de podermos atender às necessidades dos outros. Então porque não começar agora? Não é preciso muito tempo nem dinheiro para introduzirmos pequenos cuidados individuais que contribuam para o nosso bem estar. A MAGG apresenta-lhe pequenas actividades de self-care que pode facilmente incluir no seu dia a dia e sem nenhum custo.

1. Pratique a respiração profunda

São muitos os benefícios da prática da respiração profunda e há variadas técnicas disponíveis. Procure aquela que melhor se adequa a si e comece a praticá-la diariamente. Ao início vai-lhe parecer estranho porque o seu corpo não está habituado, mas com o tempo este vai tornar-se um hábito que pode praticar em qualquer lugar. Comece com um ciclo de 3 respirações profundas e vá aumentando à medida que se sente confortável. 

2. Medite 

Esta não é uma ideia nova, com certeza já a ouviu antes. Meditar é uma das melhores técnicas para a saúde mental mas a maior parte das pessoas não sabe como fazê-lo e por isso evita-o. Mas promover a atenção dos pensamentos e a capacidade de concentração da mente é uma ferramenta importante em todos os tipos de meditação.

Comece por meditações simples, como dar 5 minutos de atenção ao seu corpo. Coloque no despertador 5 minutos, feche os olhos, respire fundo e faca uma reflexão sobre cada parte do seu corpo e veja como se sente nesse momento. Isto vai ajudar a aliviar a tensão acumulada no seu corpo. Se o seu pensamento começar a divagar, não faz mal, simplesmente traga a atenção de volta para a sua respiração e para o seu corpo.

Creditos: PeopleImages / GettyImages

3. Pratique o “pensar positivo” 

Por vezes não são eventos externos mas sim a nossa mente que alimenta emoções negativas e que nos torna incapazes de manter uma estabilidade emocional que não nos puxe para baixo. Os nossos pensamentos podem ser os nossos piores inimigos. Mas então, se a cabeça é tão poderosa, porque não concentrar esse poder para quebrar os ciclos negativos na sua vida? Algumas pessoas são positivas por natureza, outras precisam fazer um esforço consciente para ver o lado bom da vida. Mas todos podemos (e devemos) fazê-lo. Ter uma atitude mais positiva vai fazê-lo sentir-se melhor e mais feliz. Comece hoje um ciclo de positividade para nutrir a sua mente e a sua vida. 

4. Durma bem

O seu corpo precisa de um período para descansar e se restabelecer e é durante o sono que muitos desses processos se realizam. Para os adultos, é recomendável entre 7 a 9 horas de sono por noite e vamos ser sinceros, a maior parte de nós não dorme o suficiente nem mantemos bons hábitos de sono regulares. Então como pode melhorar o seu sono? Em primeiro lugar, seja consistente - escolha uma hora para dormir e cumpra-o todas as noites. Em segundo, crie uma rotina para que lhe seja mais fácil preparar para o sono e dormir melhor.

Creditos: Getty Images

5. Mexa-se regularmente

A vida moderna é repleta de momentos de sedentarismo, como passar o dia sentado a uma secretária, depois sentado no carro e terminar o dia sentado no sofá. Quebrar esse padrão com movimento e exercício vai-lhe dar mais energia e ajudar a reduzir os seus níveis de stress. Por isso levante-se e mexa-se. Escolha uma actividade de que mais goste, pode ser uma aula de dança ou yoga ou natação, seja o que for que prefere, faça-o de uma maneira regular. As recomendações médicas são de 30 minutos de actividade física por dia.

6. Vá para a rua 

Não importa o quão ocupada a sua vida é, crie o hábito de sair à rua para uma lufada de ar fresco todos os dias. Passar tempo ao ar livre, mesmo que por um pequeno período de tempo, tem benefícios tanto ao nível físico como mental, ajudando por exemplo a melhorar a qualidade de sono e ajudar a reduzir o stress e a fortalecer o sistema imunitário. Faça um esforço consciente para passar mais tempo na rua, quer seja sair para almoçar num jardim durante a sua hora do almoço ou para fazer uma caminhada ao fim do dia. O importante é sair. 

7. Tenha uma boa alimentação  

A comida é a ferramenta ideal para o auto-cuidado. Mas atenção, isso não significa comer o que quiser. Ao invés, significa mudar a sua relação com a comida e preferir comer o que lhe traz mais benefícios para a sua saúde.  Se sabe que não tem uma alimentação equilibrada então é altura de mudar isso e começar a incorporar mais frutas e vegetais na sua vida. Essas alterações vão ajudar a aumentar o seu sistema imunitário e a melhorar a sua saúde.     

Creditos: Market Table

8À noite, desligue-se 

Pode ser difícil nos lembrarmos como era a vida antes de existir tecnologia. Telemóveis, tablets, computadores e televisões, todos eles têm um grande impacto no nosso bem estar e na nossa vida em geral. As redes sociais podem ser altamente viciantes e ter efeitos negativos na nossa saúde mental. Por isso, opte por desligar os seus aparelhos eletrónicos uma hora antes de ir dormir para se dar um tempo para descansar e descontrair em vez de estar distraído pelos diferentes tipos de tecnologia antes de ir para a cama. De tempos a tempos, deverá também fazer uma “limpeza” nas suas redes sociais e parar de seguir influências negativas que lhe trazem ansiedade e o fazem sentir mal ou deprimido com a sua vida. 

9. Leia um bom livro 

A leitura é uma actividade excelente para si e para o seu cérebro. Ela ajuda a melhorar a actividade cerebral, aumenta o vocabulário e a compreensão, e ajuda a dormir, entre muitos outros benefícios. Se a leitura não faz parte da sua rotina, comece com passos pequenos - 20 páginas por dia. Comece por aqui e vá aumentando um bocadinho de cada vez e à medida que se sente mais confortável.  

Creditos: TetraImages/GettyImages

10. Seja generoso 

Ser generoso faz-nos sentir bem connosco próprios e aqueles à nossa volta. Pode parecer uma coisa pequena mas é importante. Para além de nos fazer sentir melhor, a generosidade tem o poder de transformar relações e de criar um impacto positivo na vida das outras pessoas. Não só a sua vida se enriquece como se sente mais feliz consigo mesmo. Pequenos atos como abrir a porta para outra pessoa passar, apanhar um pedaço de lixo do chão, sorrir para um estranho… no que toca a ideias de auto-cuidado, um ato de generosidade deverá ser um bom e fácil ponto de partida.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.