O mundo em que vivemos mudou em todos os aspetos. Fomos obrigados a parar, a refletir sobre as escolhas que fazemos no dia a dia e a perceber como vamos fazer o nosso caminho daqui para a frente em todas as áreas da nossa vida. Até mesmo na forma como olhamos e cuidamos do meio ambiente. 

Um estudo publicado pela Deloitte que revela as principais tendências junto dos jovens e millennials concluiu que esta geração está cada vez mais preocupada com a crise climática. E se em novembro de 2019 os jovens acreditavam que não havia forma de reverter a situação, o novo inquérito realizado entre fevereiro e maio de 2020 revela que os jovens estão mais preocupados e conscientes das alterações climáticas, muito graças à pandemia da COVID-19 que atingiu todo o planeta. Muitos assumem até que, daqui para a frente, farão escolhas mais sustentáveis no dia a dia, de maneira a reparar os danos acusados ao ambiente nas últimas décadas.

Essas escolham passam por fazer escolhas mais eco-friendly na alimentação, mudar a forma como utilizam os meios de transporte, e até os produtos que utilizam no dia a dia. E se há área que tem um impacto direto no ambiente é a cosmética, não só pela forma como os produtos são produzidos e testados, mas também pelos ingredientes que utilizam. 

Em abril de 2020, a Grande Barreira de Coral, na Austrália, voltou a perder a sua cor e, segundo escreve a “CNN”, esta foi a maior de sempre. Este fenómeno é a resposta natural dos recifes à elevada temperatura da água, causada pelo aquecimento global. Além disso, os próprios corais sofrem pelo impacto dos protetores solares que colocamos na pele antes de irmos ao mar. 

De acordo com a página oficial da Grande Barreira de Coral, os ingredientes presentes nos protetores solares, como a oxibenzona, as nanoparticulas ou a cânfora são absorvidas pelos corais, acabando por causar o seu branqueamento. Além disso, os químicos destes produtos impedem a reprodução dos corais e causam problemas no seu crescimento e desenvolvimento. 

Mas nem tudo são más notícias. Nos últimos anos, têm surgido cada vez mais produtos no mercado criados com o intuito não só de proteger a pele das agressões solares, mas também para cuidar e ajudar a preservar os oceanos e a vida marinha. É o caso da gama de cuidados solares de Avène. 

Desde 2015 que a marca francesa de cuidados de pele se aliou a líderes mundiais especializados na área da ecologia marinha e ecotoxicologia com o intuito de desenvolver testes aos seus protetores solares. Só assim foi possível criar uma gama de proteção elevada contra os raios UVB e UVA mas que, ao mesmo tempo, protege, preserva e respeita a biodiversidade marinha. 

Além disso, em 2019, um estudo clínico do Observatório Oceanológico de Banyuls-sur- Mer avaliou a toxicidade presente nos filtros solares de toda a gama Eau Thermale Avène, e concluiu que o sistema de filtragem dos raios solares utilizado não tem qualquer impacto nos corais ou nos organismos planctónicos (fitoplâncton e zooplâncton), que estão na base da cadeia alimentar e desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio da vida marinha. 

Estes protetores estão disponíveis em várias fórmulas e podem ser utilizados tanto no rosto como no corpo por toda a família. Desde sticks para lábios e para zonas sensíveis, a sprays e fluidos para rosto como no corpo. Existe também uma versão pensada para os desportistas, o Fluido Sport 50+, e até produtos com cor para necessidades específicas da pele do rosto, como é o caso do Cuidado Solar Anti-idade Com Cor 50+ e o Cleanance Solar Com Cor 50+. Este último foi pensado especificamente para as peles oleosas e com imperfeições e contém ingredientes ativos que ajudam a acalmar, matificar e uniformizar a pele. 

Todos os produtos respeitam em pleno os ecossistemas marinho e contêm 4 filtros solares UVB-UVA para garantir o máximo de proteção. São também enriquecidos com a Água Termal d’Avène, que tem propriedades calmantes e suavizantes. Pode encontrá-los à venda em farmácias e parafarmácias, e também no site. 

Conheça alguns dos produtos na fotogaleria.

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