O Dia Internacional da Verificação de Factos, que reconhece o papel fundamental das informações precisas num mundo interconectado, assinala-se esta terça-feira, 2 de abril, e a Google anunciou quatro funcionalidades de pesquisa que vão ajudar os utilizadores a avaliar as informações que estão online de forma rápida e a obter contexto chave.

“Para dar o acesso a estas ferramentas a mais pessoas, expandimos duas funcionalidades – ‘Acerca desta imagem’ e ‘Acerca desta página’ – para mais 40 idiomas em todo o mundo, incluindo o português”, referiu a empresa em comunicado.

Esta novidade do WhatsApp vai facilitar-lhe a vida (mas não é para todos). Saiba do que se trata
Esta novidade do WhatsApp vai facilitar-lhe a vida (mas não é para todos). Saiba do que se trata
Ver artigo

Uma das funcionalidades que a Google anunciou permite saber mais sobre um website em “mais acerca desta página”. “É possível reconhecer muitos websites nos seus resultados de pesquisa, mas pode haver outros que não conhece – e sobre os quais gostaria de saber mais”, explicam, acrescentando que esta funcionalidade “permite obter contexto sobre um determinado website antes de clicar nele”.

Apenas é necessário “clicar nos três pontos ao lado do nome do website nos resultados da pesquisa” e em “mais acerca desta página”, sendo assim disponibilizadas informações sobre a página online, nomeadamente “a forma como a Wikipédia o descreve (quando disponível) e o que outros na web disseram sobre o mesmo”, adianta.

Assim, “o utilizador poderá tomar uma decisão mais informada sobre uma possível visita”. Esta funcionalidade está disponível em mais de 40 idiomas adicionais a nível global, incluindo o português, segundo o "Observador".

Outra nova funcionalidade permite encontrar verificações de factos nos resultados. Se, por exemplo, quiser confirmar um boato que ouviu, “organizações independentes de verificação de factos podem já ter investigado esse tópico”. Assim, a Google facilita “a localização das verificações de factos publicadas por fontes independentes e confiáveis na web”, sendo que, “se um artigo de verificação de factos for relevante para a pesquisa, pode ser que uma pré-visualização lhe apareça nos resultados da pesquisa”. Ainda, “estes resultados também vão exibir trechos ('snippets'), de forma a ajudar o utilizador a ter contexto sobre uma alegação específica que tenha sido feita”.

A terceira funcionalidade é o Fact Check Explorer, que “ajuda os jornalistas e verificadores de factos a aprofundar um determinado tópico”, sendo que, ao pesquisarem sobre algum assunto, podem encontrar facilmente verificações de factos que já foram investigadas por organizações independentes de todo o mundo, tal como adianta a Google.

Agora, “é possível utilizar o Fact Check Explorer para descobrir mais sobre uma imagem”. “Esta funcionalidade permite carregar ou copiar o link de uma imagem no Fact Check Explorer para ver se essa mesma imagem já foi usada em alguma verificação de factos”, explicam.

Além disso, os jornalistas e os verificadores de factos também vão poder utilizar esta funcionalidade “através da API Fact Check Tools, que lhes dá a capacidade de mostrar verificações de factos relevantes para uma imagem nos seus próprios produtos e websites”.

A quarta funcionalidade é relativa à opção “Acerca desta Imagem”, que “oferece uma forma rápida de saber mais informação e obter contexto das imagens que vê online”. Assim, pode obter o histórico de uma imagem, assim como a forma como outros websites a usam e descrevem, e os seus metadados.