"Ontem, um primeiro humano recebeu um implante da Neuralink e está a recuperar bem. Os resultados iniciais mostram atividade cerebral promissora". Foi assim que Elon Musk anunciou, esta segunda-feira, 29 de janeiro, o sucesso empresa da qual é co-fundador.

A novidade foi divulgada no X (antigo Twitter), pelo empreendedor. O produto chama-se Telepathy (ou "telepatia", em português). A empresa, com sede na Califórnia, nos Estados Unidos da América, teve autorização para realizar o implante em maio do ano passado.

Elon Musk é o homem mais rico do mundo. Mas quem são as mulheres mais poderosas do planeta?
Elon Musk é o homem mais rico do mundo. Mas quem são as mulheres mais poderosas do planeta?
Ver artigo

O implante tem o tamanho de uma moeda e já tinha sido testado num macaco, com bons resultados, assim como recorda a "Renascença". A Neuralink, fundada em 2016, tem como objetivo fazer com que pacientes paralisados voltem a andar, curar doenças psiquiátricas (como a depressão) e restaurar a visão aos cegos.

O multimilionário visa oferecer este implante a toda a gente para conter o "risco que a civilização" enfrenta devido à Inteligência Artificial, menciona o mesmo órgão de comunicação social. Esta operação já foi realizada por outras empresas e investigadores.

Em 2019, investigadores do instituto Grenoble Clinatec apresentaram um implante que permite, quando instalado, que uma pessoa tetraplégica movimente um exoesqueleto. Em setembro de 2023, a empresa Onward, dos Países Baixos, começou a testar o acoplamento de um implante cerebral a outro que estimula a medula espinhal para devolver a mobilidade a um tetraplégico, refere o "Dinheiro Vivo".