
Nos últimos anos, temos visto como a tecnologia deixou de ser apenas funcional para se tornar também numa expressão de estilo. Seja em telemóveis, relógios ou auscultadores, a verdade é que o design passou a ter tanto peso quanto as especificidades técnicas, pelo menos para alguns. E quando a estética e a tecnologia se encontram, surgem produtos que não só cumprem a sua função com excelência e encantam pela experiência sensorial.
É nesse ponto de equilíbrio que se inserem os novos Moto Buds Loop da Motorola, que foram feitos nada mais nada menos que em parceria com a Swarovski. Estes fones de ouvido prometem combinar som de alta qualidade com um design luxuoso, provando que tecnologia e beleza podem andar de mãos dadas. O dispositivo inaugurou assim as Motorola Collections, conjuntos selecionados de dispositivos feitos numa impactante colaboração com outras marcas, com o objetivo de destacar o trabalho artesanal de alto nível.
Posto isto, a aparência é fundamental nestes novos dispositivos, e é exatamente isso que atrai quem tem os novos Moto Buds Loop à frente. Revestidos com cristais Swarovski de uma maneira elegante, podemos afirmar que não são apenas estéticos e estilosos, uma vez que a MAGG já teve oportunidade de os experimentar. A estrutura aberta, quase como se fosse uma argola, faz com que os utilizadores se consigam manter conectados ao ambiente que os rodeia, sem perderem nada do que está a acontecer.
No entanto, temos de admitir que isso nos fez um pouco de confusão. Num mundo agora tão habituado ao cancelamento de ruído, que ajuda especialmente em momentos de maior concentração ou até em casos de ansiedade, ter uns auscultadores que não isolam o ruído exterior causou alguma reticência. Para quem gosta de não ouvir mais nada sem ser a sua música, podcast ou audiolivro, talvez usar os novos Moto Buds Loop nos transportes ou no ginásio não seja a escolha mais correta, mas a verdade é que eles também não foram feitos para isso: foram feitos, sim, para que consiga ter um som de qualidade sem perder a ligação ao mundo que está à sua volta.
Ou seja, estes fones são uma melhor opção para deslocações, corridas ou simplesmente para o dia a dia, quando está, por exemplo, a fazer tarefas domésticas mas precisa de estar atento ao que se está a passar fora do mundo dos fones. Para isso sim, a MAGG utilizou os Moto Buds Loop em parceria com a Swarovski (e em demasia, verdade seja dita), e ficou claro que a experiência vai muito além do som. Desde o toque dos cristais ao conforto da estrutura, a verdade é que parece que nem sentimos os fones nos ouvidos.
Isto porque os Moto Buds Loop são mesmo confortáveis – arriscamo-nos a dizer até que o são mais do que muitos. Apesar de o lado de onde sai o som ser ligeiramente mais pequeno, uma vez que é literalmente uma bola que se enfia no ouvido, o facto de ter uma espécie de “braçadeira” que vai até à parte traseira da orelha dá uma sensação incrível de estabilidade, sem que haja a necessidade de estar constantemente a ajustar. Foi, sem dúvida, o nosso detalhe favorito, apesar de estarmos bastante céticos quanto a ele.
E apesar de ter esta característica de ser mais aberto, o som torna-se bastante claro, o que é uma agradável surpresa, sendo bastante detalhado em certos aspetos musicais. No entanto, não espere graves muito profundos nem nada do género, porque, como o seu principal objetivo é ser mais aberto, é impossível sentir a vibração tanto quanto quer. Os Moto Buds Loop, na verdade, encostam mais ao ouvido do que propriamente se encaixam dentro dele, por isso é que vai ter sempre a sensação de que consegue ouvir tudo.
De características, os novos fones da coleção Motorola x Swarovski não diferem muito dos restantes. São resistentes à água – não arriscámos muito mas serviram para uma sessão de treino –, contam com microfones para conseguir fazer boas chamadas telefónicas e com uma bateria agradável, uma vez que só precisámos de carregar o aparelho uma vez numa semana. Também tem controlo por toque e, se tiver um dispositivo Motorola ou Lenovo, consegue ter acesso a mais recursos, como o áudio espacial.
Assim, há uma conclusão que podemos tirar: estes auscultadores foram, sem dúvidas, conseguidos na perfeição para quem gosta de ouvir algo com algum barulho de fundo. É ideal para, por exemplo, quem anda de bicicleta ou para quem corre, assim como para quem está a trabalhar mas precisa de ter sempre um ouvido à escuta caso aconteça algo. O seu formato quase de brinco encaixa perfeitamente em qualquer orelha, e para quem já está cansado dos fones modernos, esta é uma excelente opção de compra.
Os Moto Buds Loop da Motorola x Swarovski podem ser encontrados na Worten, e têm um custo de 259,99€.