Joost Klein, que iria representar os Países Baixos na final da Eurovisão 2024, foi desqualificado no sábado, 11 de maio, depois de um "incidente grave" nos bastidores do evento, ainda na quinta-feira, 9. O que aconteceu realmente não foi divulgado ainda por via oficial, mas vários meios de comunicação social têm relatado pormenores do incidente que culminou com a eliminação dos Países Baixos da competição.
De acordo com o jornal sueco "Aftonbladet", Joost Klein admitiu à polícia ter erguido o punho contra uma fotógrafa da organização. Emil Andersson, representante da polícia de Malmö, cidade onde decorreu o evento, confirmou que a "ameaça ilegal" ocorreu contra "funcionários" da Eurovisão e que a investigação está quase concluída. O cantor neerlandês, que já regressou ao seu país natal, terá ficado incomodado pela proximidade dos fotógrafos, tendo pedido que parassem de filmar.
Segundo o jornal sueco, Joost ter-se-á enervado e levantou o braço, erguendo o punho contra a fotógrafa. Contudo, não lhe terá batido. O cantor terá pedido desculpas no local, embora não seja claro se estas foram dirigidas à fotógrafa. Há versões diferentes sobre o que aconteceu depois. A delegação neerlandesa diz que Joost fez apenas o gesto ameaçador, outras fontes citadas pelo "Aftonbladet" dizem que o cantor chegou mesmo a partir a máquina da fotógrafa.
Depois desta fase preliminar, Joost Klein terá de ser ouvido pelas autoridades e só depois o caso segue para a procuradoria do Ministério Público. Tal deverá acontecer em junho, disse Emil Andersson ao "Aftonbladet".