A polémica está instalada na 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. O concorrente que representa os Países Baixos, Joost Klein, foi desqualificado por alegadamente ter agredido uma mulher. Nesta sexta-feira, 10 de maio, tinha sido suspenso e impedido de participar no ensaio geral.

A grande final do concurso acontece já este sábado em Malmö, na Suécia, mas sabe-se agora que os Países Baixos não terão alguém a representá-los (apesar de Joost Klein ter sido qualificado para tal), revela a "BBC". Na origem estará um "incidente nos bastidores", que ainda não foi especificado.

Eurovisão 2024. Israel apura-se em semifinal com protestos, censura e acusações de manipulação
Eurovisão 2024. Israel apura-se em semifinal com protestos, censura e acusações de manipulação
Ver artigo

"O artista neerlandês Joost Klein não irá competir na Grande Final deste ano do Festival da Eurovisão", anunciou esta manhã a EBU em comunicado, citada pela "SapoMAG". "Enquanto o processo decorre, não será apropriado para ele continuar no concurso", concluem.

Esta sanção poderá dever-se ao facto de Klein ter agredido fisicamente uma fotógrafa que se encontra a trabalhar na transmissão televisiva da Eurovisão, de acordo com o jornal "NL Times". O artista de 26 anos terá sido interrogado pela polícia sueca depois de ter proferido "ameaças ilegais" a um membro do staff, informa a "Sky News".

Estas ameaças terão ocorrido na arena onde se realiza a edição de 2024 da Eurovisão, durante a noite de quinta-feira, e terão sido denunciadas no dia seguinte. O cantor de "Europapa" não pôde ensaiar devido à decisão da União Europeia de Radiodifusão (UER), assim como mencionou o "Público". Mas esta não é a única situação tensa em torno do concurso.

O apuramento da concorrente israelita causou uma onda de descontentamento devido ao facto de o país estar há sete meses numa ofensiva em Gaza, que já matou 34 mil palestinianos. Eden Golan, entretanto vaiada e assobiada, chegou à final com "Hurricane", decisão que tem originado protestos de milhares de pessoas, à porta da arena.

A final da 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção será transmitida na RTP a partir das 20 horas. Portugal está representado por Iolanda, com a canção "Grito".