Portugal, Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo já estão apurados para a final do Festival Eurovisão da Canção 2024. Na Malmö Arena, 15 países lutaram pela qualificação mas só 10 passaram. Iolanda, com "Grito", garantiu a passagem lusa à fase final do certame, que acontece na Suécia, país natal dos Abba que, há precisamente 50 anos, ganharam a Eurovisão com "Waterloo".
Além do país anfitrião, estão automaticamente apurados para a final de 11 de maio os chamados Big Five, grupo de países que dão o maior contributo financeiro para a União Europeia de Radiodifusão (UER), entidade organizadora do certame criado em 1956. Na quinta-feira, 9, 16 países atuam na segunda semifinal, procurando também um lugar no último espectáculo.
A 68ª edição do Festival Eurovisão da Canção está rodeado de polémica, sobretudo devido à participação de Israel. O país do Médio Oriente, que participa no certame desde 1973, invadiu a faixa de Gaza no final de outubro de 2023, depois do ataque terrorista de 7 de outubro, levado a cabo pelo Hamas. Ao contrário do que aconteceu com a Rússia, banida da competição após a invasão da Ucrânia, Israel permanece tanto na UER como na competição musical.