Uma nova série sobre a vida de um dos designers de moda mais conhecidos a nível mundial está prestes a chegar à plataforma de streaming Disney +. “Cristóbal Balenciaga”, uma minissérie original que recria a vida e o legado do criador espanhol da casa de alta-costura com o seu apelido, pretende explorar as origens e as inspirações do designer, captando, em grande parte, os momentos mais eufóricos da sua carreira.
A série, criada por Lourdes Iglesias e por Aitor Arregi e realizada por Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, chega em exclusivo à plataforma de streaming no dia 19 de janeiro, com todos os episódios a serem disponibilizados ao mesmo tempo. A história tem início com a apresentação da primeira coleção de alta costura do criador, em Paris, no ano de 1937. Antes dessa época já Cristóbal Balenciaga (interpretado pelo ator espanhol Alberto San Juan) tinha vingado nos seus ateliers de Madrid e San Sebastian, mas os modelos que ditavam as tendências da moda em Espanha não se adequavam à capital francesa, onde Chanel, Dior e Givenchy já eram consideradas referências da alta costura.
No entanto, nem as grandes casas de moda assustaram Cristóbal Balenciaga que, com a sua obsessão por controlar todos os aspetos da sua vida e chegar à perfeição, vai conseguir definir o seu próprio estilo enquanto criador e tornar-se num dos estilistas mais conhecidos e importantes de todos os tempos.
Segundo a sinopse oficial, a busca pela verdadeira identidade de Balenciaga e a ultrapassagem de obstáculos e adversidades vão ser o foco da série, com alguns momentos mais delicados (como a solidão de um designer e a perda dos pais e do companheiro) a fazerem parte do enredo. No trailer, também existe foco no vestido que o estilista fez para a Rainha Fabiola de Mora y Aragón (Belén Cuesta), quando esta foi coroada rainha da Bélgica, assim como para a rivalidade que começou a existir entre Balenciaga e a casa de alta costura Dior.
O criador é retratado, assim, como um “homem enigmático e extraordinariamente talentoso”, que conseguiu desafiar “as convenções sociais da altura” para revolucionar o mundo da moda, segundo o comunicado. Cristóbal Balenciaga morreu em 1972, aos 77 anos, vítima de um ataque cardíaco, mas a sua morte não é retratada na série.
Além de Alberto San Juan no papel principal, também outros nomes internacionais farão parte do elenco, alguns deles a protagonizar caras conhecidas do século XX, como Thomas Coumans a fazer de Wladzio D'Attainville, companheiro e sócio de Cristóbal Balenciaga, Anouk Grinberg a protagonizar Coco Chanel e Patrice Thibaud como Christian Dior. Também Cecilia Solaguren, Adam Quintero, Gemma Whelan e Gabrielle Lazure fazem parte do elenco.