O novo programa da RTP1, apresentado por José Pedro Vasconcelos, “Alguém Tem De o Fazer” é a nova aposta do primeiro canal e promete juntar toda a família em frente à televisão nas noites de sábado. O formato tem estreia marcada para o dia 16 de março, às 21 horas, e, em cada episódio, com uma duração de cerca de 50 minutos, José Pedro Vasconcelos vai experimentar duas profissões “habituais, mas invisíveis”. “O objetivo é dar ecrã a tanta gente que passa despercebida e o que é comum a todas estas profissões é que é preciso gostar do que fazemos e o brio com que o fazemos”, contou o apresentador durante a apresentação do programa, no Hub Criativo, no Beato.

Alguem tem que o fazer
José Pedro Vasconcelos, José Fragoso e José Silva Pedro na apresentação do novo programa da RTP1 créditos: Diana Tinoco

José Pedro Vasconcelos mostrou-se muito confiante ao longo da apresentação do novo programa à imprensa, nesta terça-feira, 5 de março. Revelou que acha “muito interessante mostrar às pessoas profissões que elas não sabem como é que são feitas e que, muitas vezes, nem sabem que existem”.

José Fragoso, Diretor de Programas da RTP, assumiu que este novo projeto, que vai dar a conhecer às pessoas várias profissões menos habituais, “tem a cara do José Pedro”. Diz acreditar que “este programa tem condições para chegar a um público familiar” e que que vai cumprir com a função de captar e prender o público para o programa que se segue no horário - o “Taskmaster”. A nova temporada do programa apresentado por Vasco Palmeirim e Nuno Markl estreia no mesmo dia.

1. É a estreia absoluta de José Pedro Vasconcelos, a solo, neste horário.

O apresentador mostrou-se muito animado com a aposta do canal em tê-lo a apresentar um programa ao sábado, às 21 horas. “Espero que este voo corra bem. É gratificante! Há muito mais pessoas a ver televisão nesse horário”, acrescentou

2. Zé Pedro em versão alfaiate, lutador de wrestling e, até, mergulhador por saturação

“Esse lado de desafio, o passo a passo de cada profissão, também me fascinou”. José Pedro Vasconcelos vai experimentar das profissões mais habituais às mais inusitadas. Na apresentação do programa, contou que o público vai poder vê-lo como “lutador de wrestling, stripteaser, nadador-salvador ou agrónomo”. “Eu tenho um bocado de claustrofobia e tive que mergulhar, também, com um escafandro na cabeça para fazer o trabalho de um mergulhador por saturação”, contou.

3. Se deixar de ser apresentador e ator, saiba o que José Pedro Vasconcelos nunca vai ser

“Como sou ator, tenho uma capacidade profissional de fingir que sei fazer quase tudo”, confessou. No entanto, o apresentador revelou que, de todas as profissões que experimentou ao longo da gravação do programa, nunca conseguiria fingir ser enólogo. “Porque é uma coisa que tens ou não tens”, disse o apresentador, que considera que é “profundamente ignorante” no que toca a provar vinhos. “Foi a única (profissão) onde me senti, não fora de pé, mas fora de nariz”, brincou.

4. O apresentador vai ser avaliado em cada profissão que vai experimentar

No final de cada episódio, José Pedro Vasconcelos irá fazer uma avaliação das profissões. No entanto, também há uma avaliação ao seu desempenho por parte dos trabalhadores que o recebem nas suas profissões. “Devo ter ‘chumbado’ variadíssimas vezes”, confessou o apresentador, que diz que só vai assistir às avaliações quando o programa for para o ar.