O reboot de "Morangos Com Açúcar" está prestes a estrear-se na televisão e no streaming. Aponte já no calendário: é na noite da próxima segunda-feira, 23 de outubro, que poderá ver os novos e antigos moranguitos a atuar no Colégio da Barra, local que foi a casa de várias temporadas da série. A parceira da TVI neste projeto, a plataforma de streaming Prime Vídeo, vai estrear a produção no mesmo dia, com os 10 episódios a serem disponibilizados em simultâneo.
Esta nova versão abrirá caminho para conversas sobre problemas de saúde, bullying e tantos outros temas que são o espelho dos portugueses. Tanto as classes com mais dinheiro como as com menos possibilidades são retratas na série, como se fazia em outras temporadas.
O elenco deste reboot conta com caras novas, mas também conta com moranguitos originais que nos revelam um pouco de como ficaram as suas vidas. Ambos da segunda temporada de "Morangos Com Açúcar", Soraia Rochinha Gomes (Rita Pereira), irmã de Ana Luísa, é agora a Presidente da Associação de Pais, e Simão Navarro (Pedro Teixeira) um médico conceituado com uma clínica em seu nome. Já Zé Milho (Cifrão) continua, como nas temporadas anteriores, como professor de dança no Colégio da Barra, e Diana Almeida (Sara Barradas), da quinta temporada, tornou-se inspetora da judiciária.
Valter Matoso (Tiago Castro), por todos conhecido como Crómio, fugiu às ciências e é agora o diretor do Colégio da Barra. "Não era aquilo que ele se calhar tinha idealizado, mas esta profissão tem a parte humana que ele traz (da terceira temporada), que é o de passar valores às pessoas", disse o ator à MAGG na antestreia do primeiro episódio de "Morangos Com Açúcar". Crómio tem agora responsabilidades acrescidas sendo diretor, e será uma das personagens chave desta série, onde tentará descobrir a todo o custo quem sabe o que se passou com o desaparecimento de Carol (Ana Andrade).
Voltar ao Crómio, no entanto, foi como regressar ao passado sem ser preciso muito esforço. Tiago Castro acredita que o facto de lhe terem dado liberdade para explorar mais a sua personagem de há 20 anos foi uma grande ajuda, procurando as dimensões mais profundas. "É um homem que cresceu com dores e que também, a custo, conseguiu endireitar a sua vida. Mas vê-se que tem alguma mágoa e isso transparece, torna-o mais humano", diz. O ator explica que o personagem ainda estava muito dentro dele, e que quando começou as filmagens sabia exatamente como tinha de se comportar. "Não houve tanta investigação, ele estava aqui dentro."
Para quem já tinha participado numa série com esta grandeza, fazê-la novamente, 20 anos depois, foi um regresso bonito ao passado. Tiago Castro acredita que o ADN inicial de "Morangos Com Açúcar" não se perdeu, apenas se acostumou à nova geração. "Continua o mesmo, tem é uma capa diferente. Estes jovens poderiam ser qualquer um dos jovens de hoje em dia de uma escola portuguesa, e era isto a essência dos Morangos, que passa para aqui."
Trabalhar com estes jovens, foi, nas palavras do ator, "um prazer". "É profundamente verosímil aquilo que eles fazem". Para Tiago Castro já não se via tanta qualidade há muito tempo, e as novas produções trouxeram estes jovens atores ao de cima. Para além disso, também houve espaço para criar ligação entre todos, o que tornou a equipa mais unida. "Senti, da parte deles, uma admiração, mas também porque essa admiração conquista-se. Eu olho para eles de igual forma e tenho vontade de aprender com eles."
Dentro destes jovens atores que integram o elenco do reboot de "Morangos Com Açúcar", Madalena Aragão é a protagonista da nova série. Depois de Joana, Ana Luísa, Matilde, Diana, Margarida, entre muitas outras, chega a vez de Olivia Campelo, uma rapariga que vive sozinha com os seus quatro irmãos, depois de ambos os pais morrerem. Interpretar Olivia foi, no início, um desafio para a atriz. "Nós somos muito parecidas e muito diferentes ao mesmo tempo, mas quando a máquina começou a olear-se foi o projeto mais prazeroso que já fiz", comentou Madalena Aragão na antestreia.
Para a jovem atriz portuguesa, que ganhou o Globo de Ouro de Revelação 2023, entrar no elenco dos novos "Morangos Com Açúcar" acaba por ser uma espécie de peso na consciência, pois sabe que a série já é, desde há muitos anos, acarinhada pelo público.
"Acho que é pensarmos que, na realidade, estamos a fazer isto para essas pessoas (que assistiram na altura), é um projeto tão acarinhado que nós queremos fazer bem e dar o nosso melhor", disse. "Foi mesmo sangue, suor e lágrimas."
Questionada sobre a comparação que o público fez à série espanhola "Elite", aquando da estreia do trailer, Madalena Aragão desvalorizou as mesmas. "As críticas construtivas são super bem-vindas, nós estamos a levá-las para estar nova temporada. As críticas destrutivas, e falámos muito disto nos ensaios, sinto que entram a 100 e saem a 1000, não nos acrescentam."
Margarida Corceiro partilha da opinião da atriz. A jovem, que interpretará Gabriela Caiado, será a vilã do reboot, e acredita que essas opiniões formaram-se apenas com o que aconteceu no trailer. "Percebo que o trailer foi todo à volta do desaparecimento da Carol e muito mistério, o que possa ter feito lembrar um pouco 'Elite', mas as pessoas vão agora ver os episódios e perceber que (a série) não perdeu a essência."
Como vilã, Gabi será daqueles personagens que podem fazer com que o telespectador perca um pouco a cabeça. A jovem atriz admite que Gabriela será bastante cruel em determinadas situações e que fará bullying, mas não desgosta do personagem. "Adoro ser a má da fita, dá muita pica."
No entanto, sabe que muitos olhos estarão em cima do novo elenco, para tentar perceber se aquilo que eram os "Morangos com Açúcar" não se desfez pelo caminho, mas as energias são positivas. "Acho que a reação vai ser boa. Estou tranquila com o nosso trabalho, fizemos o que tínhamos de fazer."
E, claro, entre Olívia e Gabi estará Miguel, o rapaz protagonista deste reboot. Interpretado por Vicente Gil, Miguel é filho de Simão Navarro (Pedro Teixeira) e namora com Gabi durante o período escolar — porque, nas férias de verão, não são exclusivos. A fazer teatro desde muito novo, o jovem ator não contava com o regresso de "Morangos Com Açúcar", mas ficou muito feliz quando teve a oportunidade de interpretar Miguel. "É muito bom saber que faço parte de uma história com tanto legado."
Para Vicente Gil, as criticas são também algo a que não deu muita importância. "O mundo está tão globalizado que é normal. É uma série juvenil e obviamente vai ser comparada com outras séries juvenis, mas acho que o nosso trabalho foi sempre virado para fazermos uma coisa irreverente", diz o ator.
Na segunda-feira, 23 de outubro, chegam os novos "Morangos com Açúcar", às 21h30.