Começou no domingo, 14 de setembro, e em menos de 24 horas já se deu a primeira desistência da "Casa dos Segredos". Fábio Daniel, engenheiro industrial de 29 anos natural de Marco de Canaveses, abriu o "Especial" de segunda-feira, 15, a anunciar a Cristina Ferreira que queria deixar o programa, e acabou por revelar também o seu segredo.

O concorrente, que foi um dos primeiros a entrar na casa mais vigiada do País, disse que era bastante ambicioso e focado, mas que, agora que estava lá dentro, percebeu que só o era se tivesse alguém da sua família a reforçá-lo.

"Ser muito ambicioso e ter foco funcionou durante muitos anos, mas era quando eu conseguia, percebi agora, quando eu conseguia pegar num telemóvel e ligar para a mãe, para a família, e saber se essa ambição e se esse foco estavam certos", começou por dizer. "Eu projetei na minha cabeça aquilo que eu dizia, 'é claro que eu consigo', aquele cliché de estarmos cá fora e dizermos que vamos fazer melhor do que quem está cá dentro. Eu pensei que chegava e que ia conseguir aguentar, pensei que era mais um daqueles desafios que coloquei à minha frente e que ia até ao fim", disse.

Quem são os concorrentes do "Secret Story 9"? Veja as fotos e conheça os segredos
Quem são os concorrentes do "Secret Story 9"? Veja as fotos e conheça os segredos
Ver artigo

A verdade é que, como Cristina Ferreira explicou, Fábio Daniel entrou "a matar" no "Secret Story 9", dando várias bicadas em vários concorrentes para se conseguir sobressair do resto do grupo. O engenheiro respondeu que tinha percebido rapidamente que estava a ser um dos focos principais da gala de estreia, mas que o seu único objetivo era ser verdadeiro consigo mesmo, e não tornar-se numa polémica.

"Até agora, todas as minhas ambições e todos os meus sonhos eu consegui cumprir, mas eu pegava no telemóvel no final do dia, sempre. A minha mãe tem 73 anos e vive sozinha, eu fiz toda a minha preparação, mas eu sei que há coisas que ela não vai aguentar", explicou.

E este seu sentimento tem muito que ver com o seu segredo. "Vivi em pobreza extrema numa casa com ratos e cobras" era o segredo de Fábio André, que na primeira gala, quando ainda não se sabia a quem pertencia, chocou muitos espectadores. Bastante emocionado, o concorrente explicou que isto aconteceu entre o período de desde que nasceu até perder o seu pai, aos 21 anos de idade.

"Foi em Marco de Canaveses, uma aldeia muito pequenina, e o meu pai tinha uma doença do coração que não lhe permitia trabalhar. E nós vivíamos numa casa de campo, daquelas antigas, com cal e areia nas paredes", começou por explicar.

"Tínhamos uma casa de banho minúscula, no início não tínhamos, mas depois o senhorio fez-nos uma casa de banho pequenina lá dentro", acrescentou, reforçando o facto de, apesar de viver nestas condições durante praticamente toda a sua vida, comida nunca faltou na mesa. "A minha mãe é uma guerreira. Nós vivíamos com 300 euros por mês, éramos três, e cerca de um terço era renda", disse. No entanto, os sonhos nunca deixaram de existir. "Eu sempre quis saber mais, queria explorar mais, eu não queria estar ali", acrescentou. O concorrente foi então, ao longo dos anos, conseguindo bolsas e entrou na faculdade, terminando-a com uma média de 19 valores.

Com esta história de vida, Cristina Ferreira acabou por confrontar Fábio Daniel, perguntando então, se o concorrente entrou para ganhar 250 mil euros e ajudar a família, o que é que o fazia desistir agora. "A partir do momento em que eu deixo, e eu devia ter pensado mais nisso antes de entrar, deixo de conseguir falar com ela, e eu não sei se ela está bem, começo a pensar se 250 mil euros vão fazer a diferença", explicou, dizendo que sentia que, estando dentro do programa, a estava a abandonar. "Eu deixei o Porto para estar fisicamente perto dela. E eu aqui não a posso acompanhar."

Ao grupo que estava na sala, a apresentadora anunciou que tinham então perdido um elemento, mas os concorrentes já tinham a noção de que a situação iria acontecer depois de Fábio Daniel ter andando desaparecido durante todo o dia. Ainda assim, o ex-concorrente deixou uma mensagem ao grupo. "Disse tantas vezes alto que não ia desistir, e o que é que eu estou aqui a fazer hoje? A desistir. Eu entrei com um objetivo muito claro, que era ganhar os 250 mil euros", começou por dizer.

"Mas as primeiras horas deste programa também me permitiram perceber que há coisas na vida que pesam mais, e efetivamente comecei a pensar na minha família de uma forma que lá fora não tinha tido a oportunidade. Quando colocamos as duas coisas na balança, a família é muito mais importante", finalizou Fábio Daniel.