Na gala deste domingo, 5 de novembro, marcada por vários tira-teimas, Zé Pedro Rocha foi o concorrente expulso do “Big Brother”. André Lopes foi o primeiro salvo da noite e o fisioterapeuta foi ao confronto final com Anastasiya, acabando por ser o menos votado para ser salvo, com apenas 43% dos votos.
Durante a gala, Flávio Furtado comentou uma frase polémica de André Lopes. “Aquilo que ele fez foi uma analogia, não o devia ter feito. Mas hoje em dia não se pode dizer nada. E outra questão que, para mim, tem sido muito má para os realities é os próprios dos concorrentes entrarem muito balizados, porque sabem que não podem dizer muita coisa porque as pessoas podem interpretar as coisas pelo lado que lhes convém”, afirmou.
“Balizados porque sabem que há comentadores cá fora que se deixam influenciar por redes sociais e não têm opinião própria, porque andam à cata [procura] de likes nas redes e não desempenham o seu papel de forma imparcial, então não conseguem ver o lado positivo e negativo dos concorrentes”, continuou.
Cristina Ferreira aproveitou o momento para deixar um recado aos comentadores do programa. “E já que não queremos que os concorrentes ultrapassem os limites, também dava muito jeito que as pessoas que comentam não ultrapassassem os limites devidos e o que é aceitável dentro de um jogo destes”, disse.
Os comentadores deste “Big Brother” são Flávio Furtado e Bruna Gomes, nas galas de domingo à noite, e António Bravo, Cinha Jardim, Flávio Furtado, Helena Isabel, Inês Simões, Merche Romero, Pedro Crispim, Susana Dias Ramos, Teresa Silva, Zé Lopes e Miguel Vicente nos diários e extras do reality show.
Além disso, os concorrentes também receberam uma sanção, devido a incumprimentos como falar em código ou sussurrar, sendo que vão viver uma semana disciplinar, sem bens que não sejam essenciais, como maquilhagem, produtos de beleza, café ou tabaco, água quente ou acesso ao exterior.
Os nomeados desta semana são Palmira Rodrigues, Sílvia Silva, André Lopes, Anastasiya e Márcia Soares, que foi nomeada diretamente por Iasmim Lira, e os votos são para salvar. Vina Ribeiro é novamente a líder da semana.