Se são documentários bombásticos que fazem com que cada vez mais pessoas se juntem à Netflix, então toca a lançar cada vez mais produções deste estilo - e está a chegar um que promete arrebatar com todos os espectadores. À semelhança da produção que se focou no "The Biggest Loser", uma série documental onde a plataforma de streaming explorou o lado mais negativo deste reality show, "Reality Check: Inside America’s Next Top Model" está prestes a ser lançado pela Netflix, com uma premissa, no mínimo, demasiado interessante.
Pelo nome, percebemos claramente o que vai acontecer: este novo documentário, a ser lançado no próximo dia 16 de fevereiro e com três episódios a ficarem logo disponíveis, vai abordar tudo o que passava (e o que não se passava) dentro dos bastidores do famoso programa "America’s Next Top Model", exibido em Portugal na SIC Mulher. A produção está a ser intitulada como "explosiva" e "imperdível", onde nem os mais distraídos vão querer perder um minuto.
E se não se lembra bem o que era este programa, nós explicamos. "America’s Next Top Model" foi criado por Tyra Banks (e desenvolvido pelos produtores Ken Mok e Kenya Barris) em 2003, e teve, no total, 24 temporadas. O objetivo era, em cada temporada, existir um grupo de aspirantes a modelos que viviam juntos e enfrentavam eliminações semanais, e assim continuou até chegar ao fim, em 2016. No entanto, o programa não acabou sem antes se envolver em polémicas e discussões sobre bullying e comentários sobre os corpos das pretendentes.
Desta forma, "Reality Check: Inside America’s Next Top Model" vai explorar agora esse lado, com o caos a colocar-se em frente das câmeras e não atrás. Isto porque, apesar de o programa se ter tornado num autêntico fenómeno da cultura pop, a verdade é que ficou marcado por dramas (bastante) explosivos, colapsos (demasiado) públicos e polémicas (extremamente) virais. Produzida pela EverWonder Studio e pela Wise Child Studios e realizada por Mor Loushy e Daniel Sivan, veja tudo o que já se sabe sobre esta nova série documental.
Sobre o que vai ser o documentário?
De acordo com a Netflix, esta será uma nova série documental que vai lançar "um olhar sem precedentes por trás das câmeras do sucesso" do programa. O objetivo aqui é desvendar o funcionamento interno do "America's Next Top Model", abordando os desafios extravagantes que eram pedidos às modelos, como cortes de cabelo drásticos e cirurgias dentárias invasivas - aliás, a própria Tyra Banks, que faz parte deste novo documentário, chega mesmo a dizer no trailer que, por vezes, exageravam.
"Eu nunca disse muito sobre o programa, mas agora é a hora", disse a apresentadora do programa no início do trailer. Pelo vídeo, vê-se que foram recuperadas gravações antigas, tanto de desfiles como de produções, treinos, e muito mais, com Tyra Banks a explicar que queria "lutar contra a indústria da moda" na altura. "Houve muito 'body shamming' na altura, 'tu não és boa a suficiente'", ouve-se também no trailer, com uma parte polémica onde se pede a duas modelos para "trocarem as suas etnicidades".
"Era errado, e por algum motivo ninguém parecia estar a ver aquilo", também se ouve dizer, com referências às cirurgias feitas por causa de desafios, toques inapropriados por parte de outras pessoas que estavam nas produções e muito mais. "Eu percebi que a Tyra faria de tudo para o programa ter sucesso", ouve-se num corte, com Tyra Banks a confirmar. "Eu sabia que tinha ido longe demais". Ou seja, o objetivo aqui não é só mostrar como estão os envolvidos 10 anos depois do fim do programa, e sim tudo o que se passou que não foi, de todo, corrigido.
Os nomes que fazem parte do elenco
A série documental vai ser dividida em três partes, e vai apresentar entrevistas com nomes que deram tudo ao "America's Next Top Model". Além de Tyra Banks, também estão presentes na produção Ken Mok, um dos produtores, antigos jurados como Jay Manuel, J. Alexander (mais conhecido como Miss J) e Nigel Barker, e ainda algumas antigas concorrentes e vencedoras, como Whitney Thompson, Giselle Samson, Shannon Stewart, Shandi Sullivan, Dani Evans e Keenyah Hill.
Todos estes nomes vão refletir sobre o tempo que passaram no programa e analisar aquilo que possivelmente pode ser considerado o seu legado (não só os altos como os baixos), mais de duas décadas após a estreia da primeira temporada. Além disso, "Reality Check: Inside America’s Next Top Model" vai também explorar o contexto e muitos outros detalhes da saída dos três jurados mencionados em 2012, altura em que o leque foi renovado completamente.