Foi em julho que, através de um vídeo publicado no Instagram, a Victoria's Secret confirmou que o seu desfile regressaria no outono deste ano. Nas imagens, as modelos surgiam parcialmente escondidas, apesar de percebermos que Adriana Lima, Alex Consani ou Anok Yai fazem parte do elenco. Agora, os fãs já podem apontar a data oficial no calendário e desimpedir a agenda.

O Victoria’s Secret Fashion Show, o desfile que transformou a marca de lingerie num verdadeiro espetáculo de moda e entretenimento, vai acontecer a 15 de outubro. A confirmação chega depois do regresso triunfal do evento em 2024, que marcou o fim de uma pausa de seis anos e trouxe de volta a magia da etiqueta, desta vez com uma promessa de maior diversidade no casting.

A pausa iniciada em 2018 surgiu na sequência de uma queda de audiências e duras críticas dirigidas à marca, acusada de promover padrões de beleza inatingíveis e de excluir corpos diversos da sua passerelle. Entre as maiores polémicas esteve uma declaração de Ed Razek, então diretor de marketing, que afirmou que o desfile era “uma fantasia” e, por isso, não deveria incluir mulheres trans ou com corpos plus-size.

A edição do ano passado, em Nova Iorque, foi uma verdadeira celebração de ícones, tendo contado com nomes lendários como Kate Moss, Cher, Candice Swanepoel, Tyra Banks e Gigi Hadid na mesma passerelle, além da participação de modelos brasileiras que já são sinónimo da história da Victoria’s Secret, como Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Isabeli Fontana e Valentina Sampaio.

Uma coisa é certa: nos anos 2000, o desfile da Victoria’s Secret transformou-se num dos eventos de moda mais emblemáticos e vistos mundialmente. Fez a sua estreia na televisão em 2001 e rapidamente atingiu audiências superiores a 12 milhões, consolidando-se como um autêntico fenómeno cultural, que somava supermodelos lendárias como Naomi Campbell, Gisele Bündchen ou Tyra Banks

A pensar nisso, e mais que não seja por ser sempre um momento nostálgico quando vemos asas e lingerie na passerelle da marca, reunimos algumas das fotografias mais icónicas (e escaldantes) de várias modelos que já deram o corpo pela insígnia. De Sara Sampaio a Behati Prinsloo, passando por Alessandra Ambrosio ou Gisele Bündchen, espreite a galeria.

Veja as fotos