
A Victoria’s Secret confirmou esta terça-feira, 29 de julho, através de um vídeo publicado no Instagram, que o seu desfile regressará no outono deste ano. Nas imagens, as modelos surgem parcialmente escondidas, apesar de percebermos que Adriana Lima, Alex Consani ou Anok Yai fazem parte do elenco, enquanto falam ao microfone sobre o evento, embora sem revelar data ou nomes confirmados.
O desfile de 2024 assinalou o regresso da marca depois de uma pausa de seis anos, diz o "Business of Fashion", tendo decorrido a 15 de outubro, em Nova Iorque. Contou com a presença de figuras de peso como Adriana Lima, Kate Moss, Candice Swanepoel e Gigi Hadid, além de atuações de alguns nomes marcantes da indústria do presente e do passado, como Cher, Tyla e Lisa.
Esta nova fase da Victoria’s Secret tem procurado distanciar-se da imagem criticada do passado, com promessas de maior inclusão e diversidade nas campanhas. A pausa iniciada em 2018 surgiu na sequência de uma queda de audiências e duras críticas dirigidas à marca, acusada de promover padrões de beleza inatingíveis e de excluir corpos diversos da sua passerelle.
Entre as maiores polémicas esteve uma declaração de Ed Razek, então diretor de marketing, que afirmou que o desfile era “uma fantasia” e, por isso, não deveria incluir mulheres trans ou com corpos plus-size. As palavras causaram indignação generalizada, levando a marca a pedir desculpa e a reconhecer a insensibilidade da posição assumida.
Uma coisa é certa: nos anos 2000, o desfile da Victoria’s Secret transformou-se num dos eventos de moda mais emblemáticos e vistos mundialmente. Fez a sua estreia na televisão em 2001 e rapidamente atingiu audiências superiores a 12 milhões, consolidando-se como um autêntico fenómeno cultural, que somava supermodelos lendárias como Naomi Campbell, Gisele Bündchen ou Tyra Banks.
A pensar nisso, e mais que não seja por ser sempre um momento nostálgico quando vemos asas e lingerie na passerelle da marca, reunimos algumas das fotografias mais icónicas (e escaldantes) de várias modelos que já deram o corpo pela insígnia. De Sara Sampaio a Behati Prinsloo, passando por Alessandra Ambrosio ou Gisele Bündchen, espreite a galeria.