A Netflix confirmou esta terça-feira, 5 de novembro, a quinta temporada de “Outer Banks”, adiantando também que será a última da série. O anúncio foi feito através de uma “carta para todos os Pogues”.
“Há sete anos, no verão de 2017, encontrámos uma fotografia de adolescentes numa praia ao anoitecer, durante um corte de energia. Essa foto despertou a ideia de uma história de quatro melhores amigos que só querem divertir-se a toda a hora. Desde o início, imaginámos um mistério que conduziria a uma viagem de cinco temporadas de aventura, caça ao tesouro e amizade”, começaram por dizer.
O anúncio surgiu a dois dias de ser lançada a segunda parte da quarta temporada (a 7 de novembro), sendo que a primeira saiu em outubro. “Na altura, há sete anos, parecia impossível que conseguíssemos contar a história completa das cinco temporadas, mas aqui estamos nós, no final da nossa quarta temporada, ainda a trabalhar. A quarta temporada foi a mais longa e a mais difícil – mas a mais gratificante – de produzir. A temporada termina com um episódio de longa duração, que consideramos ser o nosso melhor e mais poderoso episódio. Esperamos que sintam o mesmo”, explicou.
“Agora, com um pouco de tristeza, mas também de entusiasmo, estamos a deixar a quarta temporada para trás e a preparar a quinta, na qual esperamos concluir a história dos nossos queridos Pogues da forma que imaginámos e planeámos há anos. A quinta temporada será a nossa última, e pensamos que será a melhor de sempre. Esperamos que se juntem a nós para mais uma remada até à rebentação das ondas”, anunciaram os criadores da série, Josh Pate, Jonas Pate e Shannon Burke, assinando com “P4L” [“Pogues for Life”].
“Outer Banks” estreou em abril de 2020 e desde então tem prendido os espetadores ao ecrã, tendo as primeiras três temporadas entrado para o top 10 global da Netflix, segundo a “Forbes”. Mas porquê? Eis cinco pontos para entender a série fenómeno da plataforma de streaming, do enredo cativante aos protagonistas que viveram um romance na vida real.
1. O enredo cativante da série
“Outer Banks” segue a comunidade costeira de Outer Banks, na Carolina do Norte, dividida em Pogues (mais pobres) e Kooks (mais ricos), que estão à procura de tesouros escondidos. O líder dos Pogues é John B (Chase Stokes), que procura o pai desaparecido e o lendário tesouro relacionado com este desaparecimento.
Enquanto as três primeiras temporadas da série se concentram nos Pogues e na sua busca pelo ouro do Royal Merchant e pelo El Dorado, a quarta leva-os de volta para o jogo da caça ao tesouro depois de gastarem tudo o que ganharam.
Quando lhes é apresentada a oportunidade de descobrir o tesouro escondido de Barba Negra, o grupo mergulha diretamente na sua próxima aventura, colocando-os contra novos inimigos, descobrindo novas verdades chocantes e lançando-os na viagem mais perigosa até então.
Um enredo cativante e envolvente é um fator-chave para colar os espectadores ao ecrã e, em “Outer Banks”, não faltam momentos de suspense, brincadeiras, reviravoltas inesperadas, amizade e romance.
2. A química inegável do elenco
A série é protagonizada por Chase Stokes (John B), Madelyn Cline (Sarah Cameron), Madison Bailey (Kiara), Jonathan Daviss (Pope), Rudy Pankow (JJ), Carlacia Grant, Drew Starkey (Rafe Cameron) e Austin North (Topper). Uma das principais razões pelas quais “Outer Banks” conquistou uma base de fãs tão grande é mesmo o elenco.
Vários espetadores afirmam que a representação dos atores é tão convincente que é difícil separar as personagens da personalidade real de cada um, principalmente nos protagonistas, que desenvolveram uma química forte ao longo das temporadas da série.
3. As importantes mensagens da série
Apesar de a série ser dirigida principalmente para um público mais jovem, inclui mensagens bastante importantes para todas as idades. “Outer Banks” destaca a importância da amizade e lealdade e aborda ainda questões como a desigualdade socioeconómica, daí a comunidade ser dividida em Pogues e Kooks, a discriminação racial, a pressão da faculdade e das bolsas de estudo, violência doméstica e drogas. Ao mesmo tempo que passa estas mensagens, o humor e as aventuras estão sempre presentes.
O facto de ser sido lançada durante a pandemia também ajudou a que a produção tivesse sucesso, já que ver séries e filmes eram o passatempo favorito da maioria das pessoas quando tinham de ficar em casa. Além disso, como passavam muito tempo nas redes sociais, partilhavam as suas opiniões e teorias sobre tudo o que ia acontecendo em “Outer Banks”, aumentando a curiosidade dos que ainda não tinham visto.
Exemplificando, foram criadas playlists no Spotify com as canções que as personagens favoritas deveriam ouvir e apareceram trends no TikTok sobre como seria o verão perfeito se estivessem no universo de “Outer Banks”.
4. Os romances que passaram da série para a vida real
Com o enredo cativante e a química inegável entre as personagens da série, houve casais a passarem da ficção para a vida real e outros em que isso não aconteceu, mas os fãs gostariam que tivesse sido o caso.
O romance entre Chase Stokes (John B) e Madelyn Cline (Sarah Cameron) tornou-se real em 2020 e até protagonizaram um momento que levou os fãs à loucura quando foram receber o prémio de Melhor Beijo nos MTV Movie & TV Awards, em 2021. “Estou um bocado em pânico”, disse o ator durante o seu discurso. “Cala-te”, interrompeu a atriz, beijando-o em palco.
Veja o momento.
A relação chegou ao fim no final de 2021, após cerca de um ano, apesar de continuarem juntos na série. Chase Stokes namora atualmente com a cantora Kelsea Ballerini e Madelyn Cline namorou com Pete Davidson de 2023 até ao início deste ano.
Na série, Madison Bailey (Kiara) e Rudy Pankow (JJ) vivem um romance e os fãs queriam à força toda que este passasse para a vida real, chegando mesmo a criticar e a acusar a atual namorada do ator de traição.
“Infelizmente, estou aqui para denunciar o desrespeito e o assédio que alguém que amo profundamente sofre diariamente. Chegou a um ponto em que estão a ser espalhadas mentiras e estão a ser feitas acusações que vão para além do ‘ódio’ normal. Acusar alguém que não se conhece de ser abusivo e manipulador não é certo, especialmente quando não se conhece pessoalmente a relação. Estou muito feliz com a relação que tenho. Sei que posso não mostrar ativamente nas plataformas sociais o quão felizes estamos juntos, mas esta é a minha decisão pessoal de guardar a maioria destes momentos para mim. Para aqueles que estão a criar tanto descontentamento e opiniões sobre quem amo e sobre a minha relação, está na hora de parar”, escreveu o ator no Instagram em 2021.
Rudy Pankow namora com Elaine Siemek desde 2020, depois de se terem conhecido nas gravações da série, já que Elaine trabalha como assistente desde a primeira temporada. Já Madison Bailey namora com Mariah Linney desde 2020.
5. O universo “Outer Banks” vai além da série
A Netflix aproveitou o sucesso da série para expandir o mundo “Outer Banks” para eventos ao vivo. No sábado, a 2 de novembro deste ano, realizou-se o segundo evento de “Poguelandia: An Outer Banks Experience”, na Califórnia, que contou com 2.500 fãs, com as atuações de artistas como GloRilla e Remi Wolf, com merchandising e oportunidade para tirar fotografias memoráveis.
Além disso, também foi lançado um jogo para telemóvel sobre a série, o “Netflix Stories: Outer Banks”, segundo a “Variety”.