À medida que as temperaturas foram subindo, o País foi-se gradualmente desconfinando. Com esta chegada do tempo quente, não admira que todos os portugueses tivessem tido a mesma ideia: ir à praia. O espaço é arejado, não há provas de que o vírus se passe através da água, portanto tudo ótimo. O único e grande problema: os ajuntamentos gigantes que se vão gerando nos areais mais próximos da cidade não são amigos da contenção do vírus — ou sequer da paz de espírito. É que ninguém gosta de ter toalhas alheias em cima da sua, ninguém gosta de estar horas parado no trânsito, ninguém quer perder uma hora só para comprar um gelado no bar da praia.

Não precisa de sair de Portugal para ter umas férias de sonho. Deixamos-lhe 10 sugestões maravilhosas
Não precisa de sair de Portugal para ter umas férias de sonho. Deixamos-lhe 10 sugestões maravilhosas
Ver artigo

Tudo isto é evitável. Se prolongar só um bocadinho os quilómetros a percorrer de carro, vai ver que o areal da costa portuguesa tem espaço para todos. De Sesimbra, a Sintra, sem esquecer as praias do oeste, guarde este artigo e consulte-o antes da próxima ida à praia.

É que sugerimos dez alternativas ótimas à lotada Linha de Cascais ou Costa da Caparica.

1. Praia das Bicas, Meco

bicas

Uma alternativa à praia mais famosa deste pequena aldeia, no concelho de Sesimbra. Com acesso feito através de uma longa escadaria, fica entre a Praia do Moinho de Baixo e a naturalista Rio da Praia. Não tem bar ou qualquer outro tipo de infraestruturas mas, mais acima, encontra o bar do  parque de campismo Campimeco.

2. Praia do Ribeira do Cavalo, Sesimbra

cavalo

É muito conhecida, mas, como não tem acesso oficial por estrada, obriga ou a uma viagem de barco, partindo de Sesimbra, ou a uma caminhada por um trilho, por entre a natureza, com indicações que vão dando conta do caminho a tomar. Vá de ténis, porque os chinelos podem não ser a escolha ideal. No caminho, temos a certeza que vai querer parar para tirar fotografias: a paisagem é de sonho. Chegando lá abaixo, ainda melhor: um areal protegido por falésias, banhado por um mar muito azul.

3. Praia da Figueirinha, Arrábida

figueirinha
SONY DSC

Mais a sul, já em Setúbal, encontra esta praia, com vista para belíssima Serra da Arrábida. Ao contrário das outras opções mais populares que nesta zona encontra, aqui o areal é extenso. As águas são muito tranquilas e, com maré baixa, consegue avistar uma pequena enseada.

4. Praia da Aberta Nova, Melides

aberta nova

Já fica a mais de uma hora de Lisboa, mas se arrancar de manhã cedo e planear ficar até ao final do dia, é mais do que uma boa opção para fugir das multidões das praias que ficam junto de Lisboa — ou até das famosas Comporta e Tróia, que já vão levando muita gente. O areal é extenso, o mar é bravo, portanto cautela.

5. Praia da Ursa, Sintra

ursa

Fica escondida nas escarpadas falésias de Sintra, tanto que obriga a percorrer um íngreme e exigente trilho. É esta característica que mantém tão virgem este areal do Cabo da Roca. De águas muito azuis, está repleto de estruturas rochosas que se prolongam para dentro do mar.

6. Praia Pequena, Sintra

praia pequena

Não faça caso do nome, porque esta opção não é assim tão pequena.  Fica entre as populares Praia Grande e Praia das Maças, em Colares, no concelho de Sintra. É só preciso ter cuidado com as falésias, porque dizem que há risco de derrocada.

7. Praia da Calada, Ericeira

eri

Passemos para a zona oeste. A primeira paragem fica, claro, na Ericeira. Ao invés de rumar à mais conhecida praia do Sul ou Ribeira d'Ilhas, prolongue mais dez quilómetros a sua viagem de carro e só pare quando chegar à abrigada praia da Calada. Não se vai arrepender.

8. Foz do Arelho, Óbidos

arelho

Novamente, para os  sem trânsito lados do Oeste, encontra esta praia que fica a pouco mais de uma hora de Lisboa e que funciona como um dois em um: o areal dá acesso tanto a banhos na enorme e mais calma Lagoa de Óbidos (ideal para os miúdos), como deixa mergulhar diretamente no Atlântico.

9. Praia da Consolação, Peniche

consolacao

Em Peniche, deixe a famosa praia dos Supertubos para os surfistas e opte antes pela da Consolação. Tem muito espaço, além de que é conhecida pelas suas características terapêuticas, a começar pela concentração de iodo que, conjugada com o sol, é uma boa aliada a dores reumáticas e ósseas. Se padece destes males, então está decidido.

10. Praia de Santa Cruz, Santa Cruz

santa cruz

O areal é tão extenso que, conforme vai avançado nesta praia, os nomes vão mudando, conforme o concessionário. Tem, por exemplo, a praia do Navio, do Mirante, do Pisão, da Física, do Centro ou da Formosa.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.