Até há bem pouco tempo, esta quinta, situada nos arredores de Óbidos, era apenas mais um espaço deixado ao abandono.
Em 2004, Sofia decidiu comprar o terreno. "Na altura a ideia era construir um parque de campismo", conta a atual proprietária à MAGG. Contudo, esse projeto nunca avançou. E ainda bem. É que esta casa transformou-se num espaço único e acolhedor que tenta ao máximo "privilegiar a vida de cada um que a visita".
Sofia, 51 anos, nasceu em França, mas há 22 anos decidiu mudar-se para Portugal com o marido e os dois filhos. A vida da família divide-se entre os dois países, mas foi em Óbidos que conseguiram encontrar o refúgio ao qual deram o nome de "Casa Tudo Bem". Adquiriram a propriedade há 16 anos, mas foi apenas há seis que decidiram que estava na altura de pôr mãos à obra e fazer desta casa o refúgio familiar que é hoje. "O telhado estava totalmente destruído e eu pensei 'vou perder esta casa se não fizer alguma coisa '", contou a proprietária à MAGG.
Um poço na sala e uma piscina de água cristalina
A Casa Tudo Bem é composta por dois apartamentos, ambos totalmente equipados com cozinha e casas de banho privativas, e duas suites. Com a ajuda da filha, Jade, de 25 anos, Sofia foi reconstruindo a casa aos poucos. Apesar de ter dado uma nova vida ao espaço, tentou conservar todas as peças que conseguiu. O poço, que antigamente fornecia água, manteve-se intacto e é um dos objetos de destaque da sala principal. A piscina de água cristalina foi feita no antigo lagar. As pias são de pedra e foram todas conservadas.
"Toda a gente que aqui vem consegue sentir o amor que a minha mãe pôs na casa", conta Jade, licenciada em Turismo e responsável pelo projeto.
O destaque vai para a sala onde o chão é coberto de areia e as paredes revestidas a pedra. Este apartamento convida-o a deixar os sapatos à porta. "Adoramos andar de pé descalço, principalmente quando estamos de férias", confessa Sofia admitindo que o objetivo foi fazer com as pessoas se sintam confortáveis a andar descalças tanto dentro de casa como no exterior.
Com o tempo, Sofia pretende criar uma cozinha comum a todos os apartamentos e ainda tentar ampliar o espaço para ter mais duas suites, uma zona de bem estar preparada para aulas de ioga e outra piscina. A casa está localizada num "ponto estratégico" a 15 minutos da praia do Baleal. Aqui, encontra o bom tempo que muitas vezes não se faz sentir na zona costeira.
Apesar do espaço ser extenso, a ideia nunca será receber muitas pessoas ao mesmo tempo pois o segredo da Casa Tudo Bem é mesmo o lado mais intimista. O objetivo é "oferecer um serviço personalizado e intimista às pessoas que por aqui passarem". O serviço é adaptado a cada hóspede, em função dos gostos e dos desejos de cada um. Aqui, o sol reflete nas paredes brancas ao longo de quase todo o ano.
Os preços variam entre os 55 e os 120€, dependendo da altura do ano e do apartamento ou suite que escolher.