A primavera ainda está a mais de um mês de distância, começa a 20 de março, mas já é possível ver as amendoeiras floridas em algumas regiões do País. O clima e escassez de chuva têm contribuído para a antecipação do fim do inverno, altura em que as amendoeiras, em especial no nordeste transmontano, se enchem de flores brancas que dominam os cenários também pintados de verdes, castanho e do azul do céu.

No fundo, os tons são os mesmos da pintura de Vincent Van Gogh intitulada de "Almond Blossom" ("Amendoeira em Flor", em português), que mostra que em 1890 o pintor já andava atento à beleza das amendoeiras em flor. Nos tempos modernos somos mais dados à fotografia, que pode tirar às flores brancas e rosa que completam cenários mágicos ao longo dos percursos de que vamos falar — e são dignas de emoldurar tal como um quadro de Van Gogh.

O Festival de Chocolate de Óbidos está de volta. 5 alojamentos para um fim de semana doce
O Festival de Chocolate de Óbidos está de volta. 5 alojamentos para um fim de semana doce
Ver artigo

Foz Côa intitula-se como a Capital das Amendoeiras e anualmente organiza a Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais, este ano de regresso, assim como a Festa da Amendoeira em Flor no município de Figueira de Castelo Rodrigo.

Do Douro ao Algarve, veja onde celebrar e admirar as amendoeiras em flor.

Pocinho

Os Comboios de Portugal (CP) servem-nos os afazeres do dia a dia, mas também os momentos de lazer. Esqueça as corridas para apanhar o comboio para casa, porque este (apesar de não esperar) diz respeito a uma viagem que se deve planear com tempo. Trata-se da Rota das Amendoeiras, que atravessa uma vasta região do Douro, até ao Pocinho, aldeia que é ponto de partida e chegada de dois dos percursos. Pelo caminho vão-se vendo as amendoeiras e ouvindo, bem como comendo, os costumes locais.

Existem três circuitos rodoviários, todos percorridos em carruagens Schindler de 2.ª classe e carruagem bar com 1.ª classe, com partida às 7h05 e regresso pelas 23h30. Durante estas horas, os passageiros terão oportunidade, consoante o percurso, de ver o Museu do Côa ou o Museu de Arqueologia de Mogadouro, parar para almoçar em Figueira de Castelo Rodrigo ou em Mogadouro e ainda desfrutar da vista panorâmica em Penedo Durão.

A Rota das Amendoeiras da CP custa desde 22€ (sem almoço incluído) e o comboio vai partir nos dias 12 e 19 de março. Pode reservar através do e-mail (gruposLC-RG@p.pt) ou diretamente nas bilheteiras.

Foz Côa

Uma das primeiras cidades a celebrar a chegada das flores às amendoeiras é Foz Côa, cuja Festa da Amendoeira em Flor começa a 25 de fevereiro e prolonga-se até 6 de março. Sendo que a cidade intitula-se como Capital das Amendoeiras, a festa não podia fazer-se com menos do que nomes de peso: Agir, a dupla Calema e Fernando Mendes, com o espetáculo "Insónia", são alguns dos que vão marcar festejos mistos: das amendoeiras e do Carnaval.

É que depois da tour montanha em flor, a 26 de fevereiro, e do passeio de cicloturismo no domingo, 27 de fevereiro, a 28 realiza-se o desfile de Carnaval, às 15h. Quanto às atividades noturnas, vão decorrer todas no pavilhão “EXPOCOA”, que contará também com um "espaço lounge, restauração, bares, informação turística e muito entretenimento", anuncia o município.

Figueira de Castelo Rodrigo

A festa já está anunciada: de 4 a 6 e de 11 a 13 de março, a Festa da Amendoeira em Flor volta a Figueira de Castelo Rodrigo para "celebrar a chegada da primavera e a paisagem vestida de branco". E como dar as boas vindas a esta flora ímpar? Com o que se obtém do trabalho conjunto da flora e da fauna, como os queijos, os enchidos e o mel que vão compor a mostra de produtos regionais. A festa contará também com momentos culturais, desportivos e musicais.

Nomes como José Malhoa e Rosinha vão passar na Festa da Amendoeira em Flor e logo na primeira noite, a 4 de março, há Dj (assim como a 11 de março). Os que gostam de andar de bicicleta poderão ver as amendoeiras floridas bem de perto num trilho de BTT que parte às 8h de 6 de março.

Alcoutim

Seguimos para Faro, região onde as amendoeiras já começaram a brotar, incluindo as que ficam junto ao Recanto d'Aldeia, um alojamento local em Giões, Alcoutim, com duas moradias independentes em xisto: a Casa do Burro (para até quatro pessoas) e a Casa das Colmeias (para duas pessoas).

Ambas têm cozinha equipada e permitem aceder à piscina, à zona de churrasco e aos frutos, vegetais e árvores que envolvem este recanto que já fez o convite mais especial do ano: "As amendoeiras em flor são uma atração sazonal na nossa zona. Venha até ao Recanto d'Aldeia apreciar estes presentes tão bonitos que a natureza nos oferece", pode ler-se no Facebook.

O Recanto d'Aldeia lembra ainda que "cada amendoeira em flor dará amêndoas" que, apesar de pequenas na região, são bastante saborosas (e há quem posteriormente as torre e transforme em três tipos de amêndoas gulosas: "Com açúcar branco ("amêndoa bicuda"), coberta de chocolate e canela ("amêndoa morena") ou coberta por uma camada muito fina de açúcar ("amêndoa peladinha")", explica a página Visit Portugal.

Enquanto não é possível adoçar a boca com amêndoas, adoce a vista com o cenário branco e rosa das flores e o corpo no alojamento que custa desde 63€ por noite.

Recanto d'Aldeia

Localização: Travessa das Velhas 8970-104 Giões
Reservas: recantodaldeia.info@gmail.com/ 925 882 200

Castro Marim

Ao procurar pelas amendoeiras em flor, uma das primeiras imagens que nos apareceu foi precisamente no Algarve, em particular uma fotografia relacionada com uma sugestão que nos saltou ao ouvido. Exato, o sentido certo a tratar aqui é a audição, que deve ter bem apurada para fazer o trilho áudio guiado pelas amendoeiras em flor que dão "um encanto especial a esta viagem pelo mundo rural do sotavento algarvio", convida o site Via Algarviana, que diz respeito à Grande Rota Pedestre inaugurada em 2009.

A rota que vem agora para o caso é pelas amendoeiras da primavera e tem uma extensão de 5,9 quilómetros. O percurso termina e acaba junto ao painel informativo no centro de Fortes, concelho de Castro Marim, em Faro, e ao longo do mesmo deve levar na mão o audioguia (previamente descarregado) de 30 minutos.

Logo que carregue no "play" vai ouvir uma recomendação simpática: "Este percurso pretende dar a conhecer os valores naturais e culturais desta zona. Relaxe e aprecie".