Há dias, quando chegámos à Estação Sul e Sueste, no Terreiro do Paço, para nossa surpresa, que já não íamos para estes lados há algum tempo, encontrámos um espaço totalmente renovado e que é um convite a passar bons momentos ao final do dia.

A estação com quase 90 anos abriu totalmente renovada em abril de 2021 (bem como a Doca da Marinha) e junta vários operadores com sugestões de passeios de barco pelo rio Tejo. Um deles é o Boat Tours in Lisbon, a operar desde 2010, que nos levou durante duas horas a ver um dos pores do sol mais estupendos, desde logo pela experiência de andar num barco em ambiente de festa: "Summer Jam" nas colunas e gins feitos por Celestino Dias, dono da empresa e mestre das embarcações.

Não sabíamos que nada disto ia acontecer, apenas que o barco que nos esperava às 19 horas no cais da nova estação ia partir do Terreiro do Paço, em direção a Belém, Cristo Rei e Santa Apolónia — último ponto antes do regresso ao Terreiro do Paço.

Sunset Boat Tours in Lisbon
Sunset Boat Tours in Lisbon créditos: MAGG

Quando iniciámos a viagem, fomos envolvidos pela música e pelo final de tarde abafado de um dia de verão. É verdade que a chuva tem dominado os últimos dias, mas ainda estão para chegar outros de sol radiante em que apetece dar um passeio de barco.

O do Boat Tours in Lisbon não só nos mostra os pontos mais emblemáticos da margem norte do Tejo, como o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MATT) e Belém, como lembra-nos as maravilhas que há na margem sul, mais precisamente no Ginjal, onde encontra os famosos restaurantes Atira-te ao Rio e Ponto Final e os cocktails na banca do jardim do Rio (o barco não para de modo a que possa ficar para jantar, mas nada como apanhar um táxi boat noutro dia).

Perdoamos tudo a este Descarado — mas só porque tem cocktails, ceviches e a vista do Tejo
Perdoamos tudo a este Descarado — mas só porque tem cocktails, ceviches e a vista do Tejo
Ver artigo

Durante o percurso ficámos a conhecer todos os cantos do barco para apreciar ambas as margens e fomos ainda à zona do leme que estava a ser dirigido por Vítor Machado, contramestre, enquanto Celestino Dias preparava uma surpresa: gin, que não é um gin qualquer. Celestino aprendeu a receita no Peter Cafe Sport, na ilha do Faial, arquipélago dos Açores, que é famoso pelo gin do mar, feito com gin tónico e licor de maracujá. Nunca provámos o do Peter Cafe Sport, mas o gin de Celestino (oferecido a todos os que embarcarem na aventura pelo Tejo) é a combinação perfeita para acompanhar um sunset.

É bem provável que durante o percurso se distraia com a conversa e a música, mas deixamos um conselho: vá tomando atenção à posição do sol, porque num ápice desaparece e dá lugar à noite quando se aproximam as 21 horas. Apesar de embalados pelas águas do Tejo e convívio agradável, não nos esquecemos de registar o pôr do sol que desejávamos reviver.

Pode repetir a mesma experiência até outubro, de quinta a sábado — dias em que os barcos do Boat Tours in Lisbon saem para portugueses e turistas verem o pôr do sol bem de perto. Os dias começam a ficar mais curtos, por isso, o melhor é apressar-se a fazer o passeio para que possa desfrutar durante mais tempo do sol a cair no horizonte.

Além dos passeios de barco para ver o pôr do sol, o Boat Tours in Lisbon, da Pacifico Cruises, tem outras propostas para quem idealiza algo em grande. Pode fazer um jantar sunset, com sushiman ou chef e Dj a bordo, um aniversário num barco, despedidas de solteira/o em Tróia, Lisboa ou Cascais, casamentos ou ainda alugar um catamarã para uma festa privada durante 3 horas (preços sob consulta).

Pode marcar o sunset pelo Tejo através de mensagem privada no Instagram e os eventos privados através do e-mail (pacificocruises.reservas@gmail.com) e contacto (925 131 456) da Pacifico Cruises.

Festa é o que não falta na Estação Sul e Sueste

Da Estação Sul e Sueste não partem só os barcos do Boat Tours in Lisbon. São vários os operadores que encontra na estação, com sugestões, promovidas pelo Turismo de Lisboa, para aproveitar o fim de semana ou o final de um dia de sol. É o caso da Blue Cruises/Veltagus e a FRS — com passeios turísticos pelo Tejo a bordo de cruzeiros fluviais com vista panorâmica — da Hippotrip (os famosos autocarros que entram dentro de água), a Lisboat, a Nosso Tejo e a Yellow Boat. Os passeios custam desde 15€. Pode reservar previamente ou comprar a passagem na bilheteira do respetivo operador na Estação Sul e Sueste, no Terreiro do Paço.

Antes de seguir viagem, sempre que esta não tenha comida a bordo, pode abastecer-se no Cais 1929, a nova proposta gastronómica da estação que resulta da reabilitação do edifício modernista de 1929.

Dado que os sunsets da Boat Tours in Lisbon decorrem até outubro, pode aproveitar também para, antes ou depois da viagem, passar nas Night Stories, que decorrem todas as quintas-feiras até 28 de outubro. Conte com música e cultura, marcas independentes e street food.

Já de olhos postos na passagem de ano? Um barco, fogo de artifício e não se fala mais nisso

Enquanto víamos Celestino Dias a preparar os gins do sunset de barco, estávamos também de olho na passagem de ano. Três meses passam a correr e é melhor começar já a disparar sugestões para o grupo de WhatsApp que tem com os seus amigos para que, quando chegar a hora, tenham o plano delineado. Surpreenda-os com a proposta da Boat Tours in Lisbon, que decorre há já vários anos (exceto o ano passado devido à pandemia). A ideia é retomar a tradição em 2021.

A passagem de ano a bordo decorre num barco clássico dos anos 70, restaurando por Celestino, que sai do Terreiro do Paço para o meio do rio, onde decorre a festa. À meia-noite vai poder ver o fogo de artifício que, a cumprir-se a tradição, tem lugar no Terreiro do Paço. Os preços estão sob consulta, mas já pode reservar.

*A MAGG fez o passeio a convite da Turismo de Lisboa

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.