Fala-se em Benidorm, cidade turística na costa leste da Espanha, e a primeira coisa que nos vem à cabeça são resorts, viagens de finalistas, lojas de souvenirs nas avenidas junto à praia, como a famosa Avenida de la Armada Española, e bronzes a serem trabalhados na praia de Levante ou na mais reservada Cala Tio Ximo.

E se dissermos que Benidorm é bem mais do que isto? É também paella e outros pratos da cozinha mediterrânica no novo Mercure Benidorm, é arte para visitar a meio da tarde e é também um cocktail à noite no novo rooftop da cidade, que inclui piscina para ir a banhos até à noite. 

Teme o caos nos aeroportos? Temos um roteiro pela costa de Espanha com praia, boa comida e história
Teme o caos nos aeroportos? Temos um roteiro pela costa de Espanha com praia, boa comida e história
Ver artigo

No fundo, é tudo muito diferente daquilo que era nos anos 50 e 60, como contam as fotografias a preto e branco recolhidas pelo Turismo de Benidorm e que mostram como, também nessa altura, as praias ficavam cheias de turistas e de biquínis de cintura subida como era tendência na época (tendo voltado entretanto).

Continua a ser válido ir ao parque aquático Aqualandia, fazer mergulho na Cala Tio Ximo ou na Cala Almadraba ou picar o ponto no Balcon del Mediterraneo, mas também conhecer as novas obras de arte espalhadas pela cidade ou o mais recente hotel, que é o primeiro em Benidorm a disponibilizar um catering completo, incluindo grelhados, bar cru e comida saudável.

O hotel que veio revolucionar Benidorm

"O Mercure Benidorm é o hotel mais inovador de Benidorm. O restaurante Malaspina oferece uma gastronomia revolucionária". Alto e para o baile, que o grupo Accor, que detém a marca Mercure, está a pôr a fasquia alta sobre o hotel que acaba de abrir em Benidorm. Para ver que revolução é esta que está a acontecer na cidade espanhola da região de Costa Branca, nada como estrear a unidade já estas férias de verão.

Na verdade, qualquer altura é válida, porque apesar de a praia de Poniente, apenas a 400 metros, ser um ex-líbris no verão e menos apetecível nos meses frios, para estes há outras opções.

Uma delas é o restaurante Malaspina, focado na cozinha mediterrânica, que apresenta pratos leves para seguir sem demoras para praia e outros de conforto, ideais para o inverno. O foco é sempre a alimentação saudável e sustentável, quer por se usarem ingredientes locais, quer aqueles que são produzidos no próprio hotel que nasceu já com uma horta biológica. O resultado são ora paellas, ora camarões com especiarias de Istambul (aqui a refletir a mistura de culturas que também tem lugar no restaurante).

Depois de uma refeição completa, o que sabe sempre bem é um sesta, principalmente num quarto que ainda cheira a novo. Há mais de 186 à escolha — com tipologias standard, privilege, deluxe e suites —, todos com design minimalista para fazer sobressair o essencial: o descanso.

Também é possível fazê-lo nas espreguiçadeiras ou nas camas balinesas em redor da piscina aquecida.

Uma noite no Mercure Benidorm para duas pessoas em agosto custa a partir de 197€, com pequeno-almoço incluído.

Beber um cocktail num rooftop

Selvático Rooftop Bar
Selvático Rooftop Bar créditos: instagram

Já que estamos numa onda de novidades, seguimos com o Selvático Rooftop Bar, espaço apenas para adultos que abriu a 16 de junho. É bar, é rooftop, é tranquilidade sem correrias de crianças e é um ambiente selvático para os adultos que só querem divertir-se de férias.

O Selvático Rooftop Bar fica no topo dos 17 andares do Hotel Primavera Park, mesmo no coração de Benidorm, oferecendo deste modo uma vista privilegiada sobre a cidade que é quase como Nova Iorque: nunca dorme. Pelo menos nos meses de verão em que o Selvático Rooftop Bar dá início à música do DJ pelas 21 horas, todas as quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, sem hora de fim prevista.

A única coisa que acaba são os mergulhos na piscina infinita, mas só pelas 22 horas, o que significa que ainda é possível tomar banho ao luar.

Em Benidorm nenhum dia é igual

Pode já estar em modo "alerta clichê", mas acredite no que dizemos: nenhum dia é mesmo igual em Benidorm. Tudo graças ao ciclo Estiu a l'Hort, uma iniciativa do Departamento do Patrimonio Histórico Benidorm que começou em julho e vai continuar em agosto. 

O projeto assenta em atividades culturais e de lazer, tanto para adultos, como para crianças, ou mesmo para fazer em família. Ainda este mês pode apanhar a oficina de cozinha de verão, a 13 de agosto às 19 horas, com Verónica Pardo, a oficina de retratos do fotógrafo Valiente Verde, no dia 20, e outra de teatro, a 25 de agosto.

Também em agosto há espetáculos de jazz e animações infantis, como é o caso da peça "Mili Reportera superstar".

Outra forma de conhecer uma Benidorm diferente é fazer um passeio ao ar livre pelo Paseo de Poniente, onde estão sete obras escultóricas e monumentais do artistas de Juan Méjica. Os trabalhos centram-se em “temas universais espanhóis” e saltam particularmente ao olhar pela dimensão: “entre duas a cinco toneladas” e “quase quatro metros de altura”, anunciou o autor, citado pelo site do Patrimonio Histórico Benidorm. Só estão disponíveis até 9 de outubro.

Peça de Juan Méjica
Peça de Juan Méjica créditos: benidorm

Já até 2 de outubro pode ver a exposição conjunta das artistas Olga Diego e PEPesART, intitulada "MUT·ART. Mutações plásticas para a arte". Ambas as artistas usaram o plástico para fazer arte e conseguir o efeito principal deste ofício: fazer-nos pensar.

"Estabelece-se uma reflexão sobre o papel que o plástico desempenha no nosso dia a dia e os problemas que o seu uso e abuso causam no ecossistema", explicou a vereadora do Património Histórico e Cultural, Ana Pellicer, ao Patrimonio Histórico Benidorm. A exposição inclui as obras "Jardim Automatizado", "Laboratório JA" e "Mutações", que tem de apressar-se a visitar.

"MUT·ART. Mutações plásticas para a arte". créditos: instagram

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.