Todos os anos, mal se acendem as luzes de Natal, é ver os portugueses a dirigirem-se até aos pontos mais centrais das vilas e cidades à espera de serem imbuídos do espírito da época. Mas como 2020 tem sido diferente em tudo o que diz respeito a celebrações, desde aniversários a datas religiosas, a MAGG decidiu ver as novas luzes de Natal de uma forma alternativa.

Entrámos num tuk tuk e em vez do habitual passeio pelas zonas mais turísticas, vimos as luzes de Natal de Lisboa, inauguradas a 20 de novembro, numa perspetiva diferente. É que João Alves, o motorista do tuk tuk em que estivemos a bordo, está já há mais de dois anos na empresa Tuk Away e conhece o percurso "Lisboa Iluminada" como a palma das suas mãos.

25 meias para entrar no espírito natalício com grande estilo — e conforto
25 meias para entrar no espírito natalício com grande estilo — e conforto
Ver artigo

A aventura começa nos Restauradores. Antes de subirmos para o tuk tuk pelas 19 horas, acabava de sair uma família de três — dois adultos e uma criança que saltava de radiante depois da viagem e nos deixou em "spoiler alert" pelo tour que já se esperava mágico. As famílias são um dos públicos com maior expressão nos passeios "Lisboa Iluminada", conta João, porque não há criança que não adore ver as luzes que o Pai Natal vai percorrer até chegar a suas casas.

Mas não podemos esquecer que as ruas natalícias este ano têm um cheiro também diferente: desinfetante. Este não faltou nos bancos e nas nossas mãos antes de entrar, depois de João Alves lembrar "agora tem de ser", como uma mãe que nos alerta "tens de lavar as mãos antes de comer".

São 14 os pontos de luz pelos quais passamos desde o início ao fim da viagem de tuk tuk. Dos Restauradores, seguimos Avenida da Liberdade acima em direção à Praça do Marquês de Pombal e voltámos a descer para ver a árvore de Natal instalada no Rossio.

Mais à frente, a Rua do Ouro é igualmente chave de ouro do percurso, rua que este ano tem uns candeeiros com uma forma peculiar. Contudo, graças aos assentos com vista dianteira e traseira do tuk tuk, torna-se mais fácil de admirar tudo isto durante mais tempo e maior detalhe.

O percurso continuou e fomos até ao Terreiro do Paço, o local da nossa paragem obrigatória. É aqui que todos os anos se instala uma das maiores atrações da iluminação de Natal em Lisboa, a árvore de Natal, que já há vários anos tem tons verdes e uma abertura para nos perdemos lá dentro.

Quer passar o Natal de pijama? Escolha um conjunto e combinem todos em família
Quer passar o Natal de pijama? Escolha um conjunto e combinem todos em família
Ver artigo

"Na família que tive ainda agora, estava difícil de tirar o miúdo lá de dentro", contava-nos João, enquanto também nós ficámos petrificados a olhar para a árvore — este ano com menos olhos e câmaras em redor, porque os turistas também estão confinados às medidas da pandemia nos países de origem.

Para famílias, amigos ou quem quer se seja, oferecer um passeio de tuk tuk pelas iluminações de Natal pode ser o presente ideal para este ano. É como "colocar Lisboa no sapatinho", diz à MAGG Fernanda Maria, co-owner e co-founder da Tuk Away. "Às vezes não sabemos o que oferecer ao pai, à mãe, à sogra, aos amigos, e queremos ser originais, portanto, porque não uma volta de tuk tuk pelas iluminações da cidade de Lisboa?", sugere.

Para isso, existem vouchers que facilitam o embrulho do tuk tuk, seja pela "Lisboa Iluminada", por uma "Lisboa Antiga" ou até por uma Lisboa vista a tuk tuk e saboreada logo de seguida numa aula de pastel de nata.

A tour "Lisboa Iluminada" acontece todos os dias entre as 17h30 e as 20h30 e tem até 6 de janeiro, Dia de Reis, para marcar a sua viagem mágica por Lisboa. O passeio de tuk tuk custa 50€ para até seis pessoas.

Tuk Away. Tour "Lisboa Iluminada"

E-mail: info@tuk-away.com
Contacto: 963 916 962

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.