Se fosse mentira, o nariz do Pinóquio teria crescido. Mas ele tem-se portado bem, fiel aos sabores de sempre, de regresso à localização original, e está de boa saúde no piso térreo do novo hotel de Lisboa: o Blue Liberdade Hotel, do grupo Hotel da Baixa. O hotel de três estrelas abriu em dezembro e dentro de portas fechou um pedaço de Lisboa para descobrir ao caminhar pelos corredores.
"A inspiração assenta na cor azul, não só devido à fachada que o próprio edifício pombalino já tinha, uma referência nos Restauradores, mas é também uma homenagem aos azuis de Lisboa", refere o diretor da nova unidade, Pedro Caetano, à MAGG sobre o trabalho feito pelo RRJ Arquitectos e da ARTICA Cristina Santos e Silva.
Os azuis representam "o céu maioritariamente cristalino e limpo, o Tejo a entrar pela cidade e o próprio calcário da calçada portuguesa que na sua génese tem tons de azul", descreve. Estes tons estão presentes ao longo dos corredores do Blue Liberdade Hotel, tanto nas paredes de azul suave, como na carpete onde o céu limpo de Lisboa é tomado por algumas nuvens que nos encaminham a passos leves até aos 39 quartos de cinco tipologias diferentes — quarto clássico vista interior, quarto clássico vista cidade, júnior vista cidade, quarto deluxe vista cidade e quarto familiar).
Como indicam as tipologias, as vistas diferem e quem tem varanda pode apreciar a vista privilegiada para a Praça dos Restauradores, para o Castelo de São Jorge e para Avenida da Liberdade — mais uma vez a reforçarem a ligação a esta Lisboa azul.
O pequeno-almoço no renovado Pinóquio
O Blue Liberdade Hotel não tem restaurante próprio e nem está em cima da mesa porque tem a sorte de ter uma emblemática cervejaria a dar o melhor da gastronomia portuguesa aos hóspedes nacionais e estrangeiros que por aqui passam.
"Temos o privilégio de ter o Pinóquio no piso zero", refere Paulo Caetano. O restaurante, que nasceu em 1982 no número 79-80 da Praça dos Restauradores, esteve durante três anos na rua de Santa Justa, na Baixa, e voltou à morada original em fevereiro de 2022, ano em que celebra 40 anos. Por coincidência, é a mesma, ou pelo menos o mesmo edifício, onde está o novo hotel de tons azuis nos Restauradores.
A icónica lagosta mantém-se ao fundo de uma parede do restaurante de exploração independente. E se à hora do almoço pode servir de montra para o menu, logo pela manhã é apenas decoração.
É que os hóspedes do Blue Liberdade Hotel começam o dia aqui mesmo, no Pinóquio. "A sala do pequeno-almoço é uma sala do próprio Pinóquio onde entre as 7h e as 11h fornecemos os pequenos-almoços. Mas depois volta para a operação comum", explica o diretor do hotel.
A vantagem de ficar no novo hotel dos Restauradores é que vê o Pinóquio num registo que outras pessoas não têm oportunidade. Apesar de não haver pacotes ou descontos associados, poderá conseguir uma reserva mais facilmente. "Tentamos que os hóspedes que ficam alojados tenham alguma vantagem e conseguir reservas — que nem sempre são fáceis no Pinóquio", reconhece Paulo.
O valor por noite no Blue Liberdade Hotel dependente da época, mas o quarto clássico custa em média 130€ a 140€ para duas pessoas.