Chama-se Jacobite, mas é mais conhecido pelo nome Hogwarts Express. Depois de aparecer na saga "Harry Potter", esta locomotiva a vapor que percorre parte da Escócia tornou-se ainda mais popular entre turistas, que para ali se deslocam de propósito para andar nela.

Porém, desde o passado fim de semana que todos os serviços deste comboio foram suspensos por questões de segurança. Os inspetores encontraram "alguns motivos de preocupação", assim como refere a BBC, fazendo com que fossem interrompidas as viagens.

Lego está prestes a lançar mais um conjunto do universo Harry Potter — e tem quase 5 mil peças
Lego está prestes a lançar mais um conjunto do universo Harry Potter — e tem quase 5 mil peças
Ver artigo

Os passageiros que já tinham comprado bilhetes vão receber de volta todo o dinheiro que gastaram e a empresa espera voltar ao ativo "assim que possível". O Jacobite faz duas viagens por dia, inclusive com algumas das carruagens usadas nas filmagens das adaptações cinematográficas da saga de J. K. Rowling.

Durante as inspeções, descobriram que as portas não estavam a fechar bem, o que, de acordo com quem fez a vistoria de segurança, colocava os passageiros em risco de caírem das carruagens ou de serem atingidos enquanto se inclinavam nas janelas para ver a paisagem.

Todos os anos, milhares de fãs de "Harry Potter" deslocam-se até à Escócia para andar nesta locomotiva que percorre as Terras Altas, uma zona montanhosa no norte do país. Uma viagem para adultos custa cerca de 65€ ou 100€ em primeira classe.