Em 2011, Neil e Lucy Henderson apanharam um grande desgosto quando o gato de estimação, na altura com dois anos, desapareceu. O casal procurou por Forbes durante meses, mas o gato nunca chegou a aparecer — até agora. Depois de 10 anos desaparecido, o animal de estimação foi encontrado em Aberdeen, na Escócia, a cerca de três quilómetros de casa, e já voltou para os donos.
Forbes foi encontrado pela organização responsável pelo bem-estar animal na Escócia, a Scottish SPCA, que foi alertada para a presença de um gato abandonado nas ruas de Aberdeen. O microchip, colocado pelos donos, foi o que permitiu identificá-lo e entregá-lo de novo a Neil e Lucy, noticia a BBC.
Para o casal, este é "um sonho tonado realidade". "Quando o Forbes desapareceu, em março de 2011, ficámos destroçados. Estava connosco desde pequenino e tínhamos uma ligação especial. Gostávamos muito dele", recordou Neil Henderson, citada pela BBC. "Nunca pensámos que o voltaríamos a ver. É como se um capítulo encerrado se tivesse acabado de abrir. É um sonho que se tornou realidade", continuou.
Greg Stevenson, o responsável pelo resgate do animal, confirmou que o gato é "muito amigável" e ficou absolutamente surpreendido quando soube há quanto tempo Forbes estava desaparecido. "Os donos nem estavam a acreditar. Ficaram absolutamente maravilhados", disse Stevenson.