Russell Jones vive em Hoddesdon, em Inglaterra, e ganha a vida a lavar janelas. Enquanto trabalhava, acabou por partir o tornozelo, ficando com a perna engessada e obrigado a usar muletas durante pelo menos sete semanas. Passado pouco tempo, também o cão começou a coxear.
Bill, o cão, preocupou o dono, que não percebia o que se passava com o animal. O homem de 53 anos levou o animal ao veterinário para tentar perceber o que se passava e, algumas consultas, raios-x e analgésicos depois, chegou à conclusão de que estava tudo bem com a saúde de Bill.
"O seu cão coxeia para o imitar. Fá-lo por empatia", esclareceu o veterinário. Bill andava a coxear só para ser igual ao dono, que gastara cerca de 600€ para entender o que tinha o cão. Um vídeo mostra o par a andar na rua: Russell com as muletas e a perna engessada e Bill a levantar uma das patas.
Quando Russell não estava presente, Bill parava de representar. Até chegava a correr a grandes velocidades. Mas, assim que o dono chegava, o cão voltava a fingir estar manco. Bill, que aparenta ser um galgo italiano, não precisou nem de gesso nem de muletas.