Escolher o nome de um animal doméstico é sempre uma tarefa difícil, uma vez que pressupõe o preenchimento de certos requisitos – por exemplo, temos de sentir que o nome condiz, de facto, com a personalidade do animal.
Além disso, há outra condição: os nomes, normalmente, representam algo com que nos identificamos. Pode ser um filme, uma série ou, até mesmo, uma banda desenhada (quantos cães não devem ter sido chamados Snoopy por causa do icónico beagle de estimação de Charlie Brown?).
Tal como acontece com as crianças, também existe um ranking dos nomes de animais domésticos mais usados – e a MAGG foi à procura. Por isso, de acordo com os dados fornecidos pelo Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), eis os nomes de cães e de gatos mais populares, desde 2019 até ao presente.
Quais os nomes de cães mais populares?
No que aos nomes masculinos diz respeito, Kiko foi o mais escolhido em 2019, tendo sido, logo no ano seguinte, ultrapassado por Max, que, desde então, é o mais escolhido. É quase instantâneo que este nome nos remeta para "Inspetor Max", a série de 2004 da TVI – e quem colocou este nome no topo provavelmente inspirou-se nesta icónica produção da ficção nacional. Além disso, o nome Max significa "o maior", segundo o site "Nameberry" – e todos gostam de dizer que o seu cão é o maior.
Quanto aos nomes femininos, Luna não deixa o primeiro lugar da tabela desde 2019. Das duas uma: quem tem escolhido este nome ou gosta muito do satélite natural da Terra (já que provém do latim e significa "lua") ou quis inspirar-se em Luna Lovegood, uma personagem da saga "Harry Potter".
E os gatinhos?
Os donos dos felinos têm sido muito consistentes, já que Kiko, nos nomes masculinos, se destaca no primeiro lugar desde 2019. Apesar de ser um nome feminino de origem japonesa, que significa “seja feliz” e “esperança”, como se lê no site "The Bump", os donos destes animais domésticos não se cansam de o eleger.
Por outro lado, Mia tem sido sempre o nome de eleição, pelo menos até ao passado mês de julho, no que aos nomes femininos diz respeito – não fosse uma das possíveis conjugações do verbo miar, a própria forma de expressão dos gatos. Luna, à semelhança dos canídeos, tem sido outra das escolhas mais frequentes – o que, nesta espécie, pode ser considerada uma ode à gata de Sailor Moon, um desenhado animado que tinha o mesmo nome.
E no geral?
Em relação a ambas as espécies destes animais domésticos, há certos nomes que tendem a repetir-se.
Entre os mais adorados, segundo os registos do SIAC, estão, sem dúvida, Kiko, Simba (não tivesse sido o "Rei Leão" uma grande parte da infância da geração Disney), Luna e Nina (diminutivo de menina).
Além disso, nomes como Snoopy, Kika, Tobias e Mimi também constam nesta recolha de dados. Por isso, se quer adotar um animal há algum tempo e ainda não teve oportunidade de concretizar esse desejo, já tem algumas ideias para pôr em cima da mesa aquando de um brainstorm com a família – ou, pelo contrário, já tem uma desculpa para se distanciar desta lista, optando por nomes mais originais.