A influenciadora digital Wanessa Moura tem sido alvo de críticas nas redes sociais por ter decidido adiar a maternidade biológica e, em vez disso, ter adotado um cão. A empresária acredita que a "maternidade canina" não deve ser banalizada ou menosprezada.
"Eu preferi adiar a maternidade devido ao meu tempo, foco e outras prioridades atualmente, preservando a minha fertilidade para, quem sabe, pensar nisso no futuro", disse a criadora de conteúdos com mais de um milhão de seguidores no Instagram
"Adotar o Luke foi a melhor decisão para mim agora. Ele é tudo para mim, e não me sinto preparada para a maternidade humana neste momento. Quem sabe mais para frente", continuou, na mesma declaração, citada pelo jornal "O Globo".
Luke, um Lulu da Pomerânia, é o novo melhor amigo da empresária, que optou, para já, pela "maternidade canina". "Chamaram-me egoísta", recorda, dizendo que muitos a acusaram de estar a "perder a melhor experiência da vida" por escolher não ter filhos.
"Ouvi até que um cão nunca substituiria um filho, o que considero desrespeitoso tanto para com o Luke como para a minha relação com ele. Embora o julgamento dos outros não me afete pessoalmente, vejo isto como um problema maior: a pressão social para que as mulheres sigam um modelo de vida específico", comenta.
Para Wanessa Moura, atualmente com 30 anos, a "maternidade canina"envolve dedicação, tempo e um sentido de responsabilidade muito forte". "O Luke não é só um cão para mim; ele é uma parte da minha vida que me ensina todos os dias sobre paciência e cuidado", argumenta.
"Escolher ser mãe do Luke, no meu caso, é optar por uma vida sem filhos humanos, mas cheia de amor e aprendizagens. Esse vínculo é uma escolha válida, que merece respeito como qualquer outra forma de afeto e cuidado", acredita.
"Eu escolhi o que me faz feliz, e sei que o Luke também é feliz comigo. No final, é isso que importa. Todas as formas de amor são válidas e merecem respeito", termina a influenciadora, que lançou uma linha de cosméticos veganos e sustentáveis, a Fresh Goddess, "optando por produtos que não sejam testados em animais".