Este sábado, 9 de novembro de 2024, celebram-se os 35 anos da queda do Muro de Berlim, um dos acontecimentos mais significativos do século XX. Este marco histórico não apenas simbolizou o fim de décadas de divisão entre a Alemanha Oriental e Ocidental, mas também acendeu uma nova era de esperança, liberdade e reunificação na Europa.

Construído em 1961, o Muro de Berlim era mais do que uma barreira física; representava a divisão ideológica entre o bloco comunista liderado pela União Soviética e o Ocidente democrático. Durante 28 anos, separou famílias, amigos e uma nação inteira, tornando-se um símbolo sombrio da Guerra Fria.

Nos anos 1980, movimentos de reforma e uma crescente insatisfação popular começaram a manifestar-se em toda a região. Em 1989, a onda de mudanças varreu a Europa Oriental. Na Alemanha de leste, massivos protestos pacíficos e a crescente pressão pela liberdade de movimento culminaram na abertura das fronteiras. Na noite de 9 de novembro de 1989, foi anunciado que os cidadãos poderiam atravessar livremente as fronteiras. Multidões eufóricas de berlinenses dos dois lados reuniram-se e, juntos, começaram a derrubar o muro que os havia separado por tanto tempo.

Aqui ficam 10 curiosidades que provavelmente não sabia sobre o muro de Berlim.

1. Saltou o muro aos 82 anos

A pessoa mais velha de que há registo a atravessar o Muro de Berlim foi uma mulher chamada Fanny W. Tinha 82 anos quando, em 1989, atravessou o muro em busca de liberdade. A sua história destaca-se não apenas pela idade, mas também pela coragem de fugir de um regime opressivo em busca de uma vida melhor. O ato dela simboliza que a luta pela liberdade e a busca por uma vida digna não possuem idade.

2. Divisão foi feita em 24 horas, mas o muro em vários anos

A construção inicial do Muro de Berlim começou na noite de 12 para 13 de agosto de 1961, e levou apenas um dia para que o arame farpado e as primeiras barreiras fossem colocados, efetivamente dividindo a cidade. No entanto, a transformação do muro em uma estrutura mais sólida e complexa aconteceu gradualmente ao longo dos anos seguintes. A versão mais fortificada, conhecida como "muro de terceira geração", foi concluída em 1975.

3. Cães de vigia

Poucas pessoas sabem, mas o muro era vigiado não só por guardas humanos, mas também por cães treinados que patrulhavam a zona em áreas cercadas. Eram eles quase sempre os primeiros a dar o alerta quando havia uma tentativa de fuga.

4. Mais de 100 mortos a atravessar

Estima-se que mais de 100 pessoas morreram tentando atravessar o muro, embora o número exato ainda seja debatido. A primeira vítima oficial foi Ida Siekmann, em 1961, e as circunstâncias das mortes variavam muito.

5. Túneis usados para passar o muro

Muitos túneis foram escavados sob o muro ao longo dos anos, permitindo que dezenas de pessoas escapassem para o Oeste. Um dos túneis mais famosos foi o chamado "Tunnel 57", através do qual 57 pessoas fugiram em 1964.

6. Um muro com mais de 150 KM

Embora o segmento mais conhecido do muro estivesse em Berlim, a barreira estendia-se por aproximadamente 155 quilómetros, cercando completamente a cidade de Berlim Ocidental.

7. Impedir a fuga de cérebros

Uma das principais razões para a construção do muro teve que ver com o facto de esta ser a única brecha existente na cortina de ferro que separava a Europa soviética, comunista, da Europa ocidental, com um regime liberal democrático. Estima-se que mais de 3 mil cientistas e grandes estudiosos russos, ou de províncias soviéticas, tenham passado para o ocidente através de Berlim, antes da construção do muro. Isto levou a que Moscovo optasse, também, por fechar esta porta e impedir que a União Soviética perdesse alguns dos seus melhores cérebros.

8. Balões de ar quente e carros rebaixados

Houve centenas de tentativas criativas de passar o muro. Houve quem tentasse fazê-lo usando um balão de ar quente, houve quem construísse carros rebaixados com menos de um metro de altura para poderem passar em velocidade por baixo das barreiras de segurança, houve tentativas de usar varas para saltar à vara sobre o muro, houve dezenas de túneis mas a tentativa mais frequente era mesmo subir o muro com recurso a uma escada manual.

9. Usavam canas de pesca para passar mensagens

Em algumas áreas, o muro passava por rios ou canais. Nesses locais, pessoas do lado ocidental costumavam usar canas de pesca e baldes para mandar presentes ou mensagens para o lado oriental.

10. Vigilantes amigos

Nos primeiros anos, os guardas do lado oriental e ocidental às vezes faziam acordos informais permitindo que famílias brevemente se encontrassem em áreas específicas antes que a vigilância fosse intensificada.