Mais de metade das crianças portuguesas com obesidade são vítimas de bullying na escola. Mais concretamente, são 65% os jovens que passam por estas agressões devido a esta doença, de acordo com dados de uma sondagem divulgada esta terça-feira, 20 de outubro, dia em que se celebra o Dia Mundial do Combate ao Bullying.
Os números do questionário realizado Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) indicam também que uma em cada cinco crianças com obesidade em Portugal foi vítima pela primeira vez de um ataque de bullying online durante os meses de confinamento e ensino à distância através das redes sociais, avança a Agência Lusa, citada pelo "Observador".
De acordo com os mesmos dados, os insultos, alcunhas e comentários inapropriados foram os principais atos discriminatórios cometidos contra crianças com excesso de peso entre os 6 e os 14 anos. Na sua maioria, as agressões reportadas foram realizadas por colegas da mesma turma (47%). Alunos de outras turmas e situações com professores ou pessoal não docente representam percentagens de 40% e 13%, respetivamente.