Os testes de personalidade aparecem de várias formas. Observando as imagens presentes na fotogaleria abaixo, é possível descobrir mais sobre alguém e sobre a sua personalidade. A primeira coisa ou elemento que se vê nelas pode até ajudar os médicos a saberem mais sobre os seus pacientes.
Hermann Rorschach, psicanalista, concebeu um teste constituído por várias placas com manchas de tinta em 1921. Quando era apresentado ao paciente, este fazia a sua própria interpretação e o psicanalista conseguia avaliar a personalidade da pessoa. O teste de Roschach ainda é utilizado atualmente, apesar de existirem várias controvérsias, segundo a "Marie France".
Além desta ferramenta, os médicos utilizam muitas imagens para saberem mais sobre a pessoa que têm à sua frente e os estudos baseiam-se na primeira ideia em que pensam quando se olha para elas. O cérebro consegue processar dados complexos muito rapidamente e, quando se olha para uma imagem, dá prioridade a certos elementos.
Nas oito imagens apresentadas na fotogaleria, a forma como as vê revela muito sobre a sua forma de pensar. No caso da obra de arte do artista israelita Noma Bar, quem vê primeiro a explosão é mais organizado e tem um melhor sentido de liderança. Já os que reparam nas mãos são pessoas empáticas e compassivas.
Na imagem em que se vê um homem, é difícil perceber se este se está a aproximar ou a afastar. Quem vê o homem a aproximar-se é uma pessoa mais aberta, com uma visão mais otimista sobre a vida. Quem o vê a afastar-se é mais retraído e pessimista.
Na obra do artista mexicano Octavio Ocampo, se vir primeiro os rostos mais velhos, tem mais tendência a lembrar-se de períodos passados. Quem vir o casal jovem está numa fase da vida em que procura novas experiências.