Bodhana Sivanandan, de Londres, conquistou o título a 10 de agosto, durante um torneio em Liverpool, Inglaterra. A vitória da menina, que tem 10 anos, cinco meses e três dias, bateu o recorde anterior, estabelecido em 2019 pela americana Carissa Yip, que tinha conquistado o título aos 10 anos, 11 meses e 20 dias, revelou a “People”.

O título de Grande Mestre é o mais alto no xadrez e é vitalício. O novo título da jovem, "mulher mestre internacional", é o segundo mais alto para mulheres, ficando apenas atrás do título de mulher grande mestre. Bodhana Sivanandan derrotou o grande mestre de 60 anos, Peter Wells, conseguindo a vitória na última ronda do campeonato, segundo a mesma fonte.

Homem tenta casar-se com menina de 9 anos na Disneyland Paris. Funcionários travaram tudo
Homem tenta casar-se com menina de 9 anos na Disneyland Paris. Funcionários travaram tudo
Ver artigo

Sobre as suas habilidades no xadrez, Bodhana Sivanandan explicou: “Eu realmente não reparo com quem estou a jogar. Apenas jogo no tabuleiro”, e acrescentou ainda: “O meu conselho para quem quer aprender é que, se perder um jogo, deve tentar aprender com ele”.

A jovem começou a jogar xadrez durante a pandemia, quando um amigo de família deixou um tabuleiro em casa. Desde então, Bodhana Sivanandan treina cerca de uma hora depois da escola e participa em torneios ao fim‑de‑semana para manter as suas habilidades em prática.

Bodhana Sivanandan rematou afirmando que não se deixa intimidar pelos adversários, mesmo quando são tão velhos que têm idade para ser seus avós.