O Dress a Girl Portugal está de volta. É já no próximo dia 5 de outubro, sábado, das 10 às 18 horas, que o evento se realiza pela quarta vez no nosso País. Este que é o maior evento de costura solidária de Portugal e reúne mais de 400 voluntárias, combinando costura, música, workshops, artesanato solidário, sorteios e muitas surpresas.
Esta é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos que promove encontros de costura solidária intergeracionais, com o objetivo de fazer e entregar 30 mil peças de roupa por ano a crianças carenciadas de vários países.
Para além de vestidos, a associação tem como objetivo costurar também calções para rapazes e entregar sempre uma peça de roupa interior com o vestido ou com o calção.
Em parceria com o Município de Oeiras, que disponibiliza todo o apoio e o espaço do Pavilhão Desportivo Celorico Moreira, este evento vai contar com a presença das voluntárias, das responsáveis dos núcleos locais e regionais do projeto e das coordenadoras nacionais, Joana Sequeira Nobre e Ana Bragança.
Esta é a quarta vez que a Dress a Girl Portugal organiza o seu encontro nacional. O primeiro teve lugar na Murtosa, em maio de 2019, onde se juntaram mais de 580 costureiras de todo o País, que costuraram 1.333 vestidos e 573 calções. Os eventos de 2022 e 2023 realizaram-se em Cascais, no Mercado da Vila, com a presença em ambos os eventos de mais de 500 voluntários e centenas de visitantes.
Em Portugal, a associação tem uma elevada participação da comunidade sénior e das escolas. No dia 5 de outubro também vai poder juntar-se a este evento costurando, doando tecidos coloridos novos ou, apenas, para celebrar o trabalho voluntário realizado pela associação. A entrada é gratuita.