Não é que seja propriamente um bichinho pelo qual nutramos enorme simpatia, mas está longe de ser dos insetos mais repugnantes. Ainda assim, aquilo que muito poucos deveriam saber é como é, ao certo, uma formiga quando vista mesmo, mesmo ao detalhe. E é muito assustadora. É isso que ficamos a perceber com a foto de grande plano da cara de uma formiga tirada pelo fotógrafo lituano Eugeniius Kavaliauskas, que foi premiada no Concurso de Fotomicrografia de Nikon's Small World, revela a CNN.

Para conseguir captar esta imagem em detalhe, o fotógrafo utilizou a técnica da luz reflectida que lhe permitiu captar em absoluto detalhe a cara da assustadora formiga, que — ficámos a saber — tem olhos vermelhos escuros.

Da fotografia à música, conheça os namorados das influenciadoras digitais portuguesas
Da fotografia à música, conheça os namorados das influenciadoras digitais portuguesas
Ver artigo

Kavaliauskas dedicou grande parte da sua carreira a fotografar aves, apostando sempre nos grandes planos e detalhes, mas recentemente mudou-se para a categoria de fotos de insetos. Embora esta sua foto tenha sido a mais viral do concurso, ele acabou por não ficar com o primeiro lugar, que foi atribuído aos fotógrafos suecos Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que captaram uma imagem fluorescente da pata dianteira do embrião de uma osga gigante, em que utilizaram uma ampliação de 63x para apanhar os detalhes das minúsculas veias e ossos da pata.

O Nikon Small World teve este ano a sua 48.ª edição. Este é um concurso que procura reconhecer a excelência da fotografia através do microscópio. Este ano, teve 1300 participações, de 72 países diferentes.

A foto vencedora da pata do embrião de uma osga
A foto vencedora da pata do embrião de uma osga créditos: Créditos: Grigorii Timin e Michel Milinkovitch

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.