
Foram revelados na passada terça-feira, 20 de maio, os vencedores das 25 categorias do concurso Food Photography Awards, patrocinados por Bimi, a maior celebração mundial da fotografia gastronómica - e para orgulho de todos os portugueses, está um nome luso na lista das fotografias distinguidas.
“Egg” é o nome da obra do fotógrafo português André Boto, que já tinha sido finalista destes prémios várias vezes, e que este ano conseguiu conquistar a distinção Highly Commended na categoria MPB Award for Innovation. Desta maneira, André Boto viu o seu trabalho a ser altamente elogiado e merecido de uma menção honrosa nesta categoria, que tem que ver com a inovação, criatividade ou até ter sido considerado tecnicamente interessante, segundo o site oficial da cerimónia.
Assim, o que o fotógrafo português fez foi dar a conhecer todos os elementos de um ovo de uma forma mais realista, mostrando como qualquer objeto, mostrado de uma maneira diferente, pode ser altamente surpreendente - e sim, André Boto cozinhou mesmo o ovo para depois o fotografar.
“O desafio foi manter a gema no centro do ovo depois de cozinhá-lo. Para partir a casca de forma reta, usei uma rebarbadora. A imagem foi finalizada no Photoshop para reunir todos os elementos”, disse, citado em comunicado.
A grande fotografia vencedora da noite foi a da fotógrafa chinesa Xiaoling Li. Nesta imagem, a fotógrafa conseguiu captar um momento comovente e poderoso entre algumas mulheres que se juntaram para partilhar histórias, fazendo aquilo que também as deixa felizes: comer.
“Numa tarde de início de primavera na Antiga Cidade de Shuangliu, cinco senhoras idosas, já nos seus 80 anos, sentam-se juntas. Elas estão a 'montar uma formação do Portão do Dragão' – uma expressão usada na China para descrever vizinhas que se juntam para conversar. A comida traz-lhes felicidade; vivem uma vida bela e alegre”, lê-se na descrição.