Santiago López Carcelén, 48 anos, morreu esta segunda-feira, 12 de setembro, na praça de touros La Condomina, Múrcia, Espanha, no momento em que se preparava para abater um animal de 472 quilos. O homem, que tinha como função matar os animais feridos depois das touradas, foi surpreendido pelo animal quando estava na presença do seu filho mais novo, de apenas 10 anos. Na arena estavam ainda os outros dois filhos, de 12 e 15 anos, e a mulher.

O caso, que está a chocar os espanhóis, ocorreu depois de ter entrado o terceiro touro na arena, de seu nome Limpador. O animal apresentou-se a coxear de uma pata traseira e não se mostrava em condições de ser toureado. Foi então retirado da arena e encaminhado para o corredor da morte, que o leva até ao matadouro, onde é abatido.

E foi aqui que entrou Santiago López Carcelén. O homem serviu-se de uma vara de ferro pontiaguda, que usou para empurrar o animal até uma zona onde o poderia matar. Quando chegou, espetou-lhe a vara na zona do pescoço, atirando o touro ao chão, deixando-o imóvel. Julgando-o morto, Santiago debruçou-se sobre o touro, que num impulso saltou e espetou-lhe um corno na barriga, perfurando-lhe os intestinos, que ficaram de fora. O filho de Santiago assistiu a tudo. O animal ainda desferiu várias cornadas no homem, matando-o no local.

Santiago Carcelén era um fã de touradas e trabalhava na arena de Múrcia como matador. Costumava marcar presença em praticamente todas as corridas com a mulher e os três filhos, todos aficcionados.