São imagens que têm tanto de único como de delicioso. Câmaras de infra-vermelhos apanharam o único panda albino, totalmente branco, que existe no mundo. Nas imagens, é possível ver o panda albino a tentar interagir com outros dois pandas, pretos e brancos, uma mãe e a sua cria, que vivem na Reserva Natural Nacional de Wolong, na província chinesa de Sichuan.
O vídeo mostra como a mãe panda afugenta o panda albino, provavelmente com medo que ele fizesse mal à sua cria, que estava por perto. Os dois pandas pretos e brancos abandonam depois o local e vê-se o panda albino a regressar e a farejar todos os sítios onde os pandas tinham estado.
Veja o vídeo:
As autoridades responsáveis pela gestão da reserva admitem que a fêmea possa ser a mãe do panda albino, e terá sido por isso que se manteve relativamente calma perante a presença de outro panda perto da sua cria. "A cria que aparece nas imagens tem cerca de um a dois anos de idade e o panda branco tem quase o tamanho de um adulto. No final de Fevereiro, os pandas selvagens em Wolong entraram na época do cio, durante a qual as pandas fêmeas com crias podem ser muito agressivas quando um panda adulto se aproxima ou invade o local. Este panda fêmea estava extremamente calmo e não estava em conformidade com a regra geral. Uma possibilidade é que a panda fêmea seja a mãe do panda totalmente branco", explicou Wei Rongping, engenheiro sénior do Centro de Conservação e Investigação de Pandas Gigantes da China, citado pelo "Daily Mail"
Um panda albino, cuja condição é causada por uma mutação genética, é incrivelmente raro, dada a pouca frequência com que o albinismo ocorre e o facto de o animal pertencer a uma espécie vulnerável.