Cerca de 300 jovens provocaram o caos num o centro comercial depois de terem invado o shopping e começado a correr pelos corredores, gerando pânico em toda a gente que andava às compras. Os lojistas apressaram-se a fechar as portas para evitar roubos por arrastão, e os seguranças, em número muito reduzido, tentaram fazer o possível para deter ou travar alguns dos jovens. Uma mega guerra de gangues de rua pode estar na origem de incidente, que durou até à meia-noite, altura em que a situação ficou controlada. Tudo foi registado pelas câmaras de video-vigilância.

O caso aconteceu esta semana na cidade de Milton Keynes, no sul de Inglaterra, a 80 km de Londres. A confusão foi tal que a polícia emitiu uma ordem de dispersão, que ficaria em vigor até à meia-noite. "Após um incidente de comportamento anti-social que envolveu cerca de 300 crianças", notam as autoridades, citadas pelo "Daily Mail". Os seguranças permaneceram no local até à noite.

Nas imagens, é possível ver empurrões e até um segurança a mandar um jovem contra o chão com o seu próprio corpo, sendo depois cercado por jovens. Classificada pelos meios de comunicação ingleses como uma "luta de gangues em grande escala", a situação assustou quem se encontrava no local.

"Ouvia berros e via pessoas a correrem. Não fazia ideia do que se passava e todos à minha volta estavam assustados. Achei que pudesse ser um atirador ou algum tipo de ataque", contou Janey Chandler, que estava no centro comercial quando tudo sucedeu, ao "Metro".

Pai dá a vida pela filha de 4 anos em desabamento de casa. Veja o vídeo do resgate da criança após 15 horas soterrada
Pai dá a vida pela filha de 4 anos em desabamento de casa. Veja o vídeo do resgate da criança após 15 horas soterrada
Ver artigo

"Vi imensos jovens e parecia ser uma luta entre alguns rapazes, com muitas pessoas à volta deles, a gravarem e a verem. Alguns dos rapazes foram afastados por seguranças. Mas os jovens apenas começavam a lutar e a gritar ainda mais noutro sítio. Foi uma absoluta carnificina", contou, ainda.

Este episódio, que aconteceu durante a tarde, foi "bastante assustador". "Eles diziam palavrões aos seguranças, que não conseguiam controlá-los a todos. As lojas trancaram as portas e a polícia tentou controlar a multidão de crianças", comentou esta testemunha.