Perder peso e passar a ter uma vida mais ativa, mais saudável, é provavelmente um dos desejos de ano novo mais pedidos em todo o mundo. E é precisamente por isso que neste dia 1 de janeiro de 2025 estas histórias se tornam inspirações maiores para quem dedicou uma das 12 passas a este objetivo. Jane Lomas, uma avó de 63 anos, é a prova de que é possível transformar a vida mesmo tendo sido obesa durante décadas. Chegou a pesar 130 quilos, mas teve de ser um susto de saúde relacionado com a diabetes que funcionou como catalisador para a mudança. E desde então passou a ter um objetivo: ver a sua neta, Brooke, crescer. É que no caminho em que estava arriscava-se a, mais mês menos mês, poder morrer com problemas de coração.
O drama de Jane com o excesso de peso começou após uma operação no joelho, que a forçou a ser menos ativa. A mulher admite ter entrado em "modo autodestrutivo", permitindo que seus hábitos alimentares fugissem ao seu controlo. "Quanto mais eu me odiava, mais eu comia", disse, citada pelo jornal "Manchester Evening". Foi então que o marido entrou em ação e passou a ter um papel ativo na mudança. Foi ele quem a inscreveu num grupo de apoio a pessoas que estão a perder peso, o Slimming World, e esse foi o primeiro passo para a mudança de vida de Jane.
O primeiro passou foi o de começar a controlar e a anotar tudo o que comia. Ao mesmo tempo, passou a caminhar um mínimo de 15 mil passos diários. E em pouco tempo começou a ver resultados. Depois de 22 anos como obesa, começou a ver o peso a cair diariamente, e a notar diferenças no espelho, só controlando o que comia e dando 15 mil passos diários. A diabetes também entrou em remissão, o que melhorou a qualidade de vida e reduziu as despesas com saúde. A chave para seu sucesso, conforme Jane explicou ao jornal de Manchester, foi dividir a sua meta de perda de peso em "porções menores”, tornando o processo mais fácil de gerir. Ou seja, mensalmente, criava pequenas metas (perder 4 quilos, caminhar mais 5 mil passos) e, aos poucos, os resultados foram aparecendo. Em um ano, perdeu um total de 47,8 quilos e passou de 130 para um pouco mais de 80 quilos.
Agora, Jane partilha algumas dicas práticas com quem deseja emagrecer, especialmente após as festas. "Faço compras online para garantir que só compro o que realmente preciso, evitando as tentações das promoções nas lojas. Se preciso ir ao supermercado, como sempre antes."